Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Prefeitura SJC

    Você está em:Início » Férias de julho no Vale: arte, natureza e experiências gratuitas em São José
    Cultura

    Férias de julho no Vale: arte, natureza e experiências gratuitas em São José

    Mês de férias traz programação cultural especial com exposições, instalações e oficinas gratuitas
    10 de julho de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Entre exposições, instalações ao ar livre e mostras de artistas regionais, a programação neste mês de julho em São José dos Campos está recheada de opções gratuitas para a família durante as férias.

    CAEB ganha novas instalações

    O CAEB (Centro Ambiental Artístico-Cultural Edoardo Bonetti), uma organização social sem fins lucrativos com 40 mil metros de natureza, é um dos grandes destaques do mês.

    O espaço, que já abriga um museu a céu aberto do projeto Arco Arte Compartilhada, receberá três novas instalações neste sábado (11), com sessões de abertura às 10h e 11h30. A entrada é gratuita (os ingressos devem ser retirados pela Sympla; pedestres não precisam).

    Férias de julho no Vale: arte, natureza e experiências gratuitas em São José
    (Créditos: Divulgação)

    As obras, criadas durante a residência artística “Habitar a paisagem”, são dos artistas André Solnik, Laila Terra e Lucas Oliveira:

    • André Solnik apresenta “Ninho”, uma instalação que usa dispositivos de câmera escura para projetar imagens invertidas da paisagem, transformando a floresta em imagem e a luz em parte da obra.
    • Laila Terra traz “Geologia Abstrata”, uma escultura feita com a técnica ancestral da taipa de pilão, que evidencia as camadas do solo e convida à reflexão sobre o território.
    • Lucas Oliveira cria “Trama, Ritmo e Território”, uma instalação com estruturas modulares que dialoga com as trilhas do CAEB e propõe novas formas de caminhar e observar a natureza.

    “A paisagem nunca é apenas aquilo que vemos. Ela é feita de luz, terra, tempo, memória e das relações que construímos com o lugar que habitamos”, resume a curadora Pitiu Bomfin.

    Exposição emocionante sobre migração no Parque Vicentina Aranha

    Férias de julho no Vale: arte, natureza e experiências gratuitas em São José
    (Créditos: Divulgação)

    Quem passa pelo Pavilhão São João, no Parque Vicentina Aranha, encontra a exposição “Vim do Mundo, Tô no Mundo, Vou pro Mundo”, do artista joseense João Lima.

    A mostra, que fica em cartaz até amanhã (11), (das 10h às 16h), aborda o tema da migração nordeste-sudeste – uma história presente tanto na vida do artista (descendente de cearenses) quanto na de muitos brasileiros.

    Com curadoria de Ernesto Bonato, a exposição reúne esculturas, pinturas, fotografias, vídeos e obras sonoras.

    “João Lima é capaz de se manifestar em diferentes meios e linguagens com qualidade excepcional, borrando as fronteiras entre o erudito e o popular, entre o mito e o fato ordinário do vivido”, afirma o curador.

    A mostra conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Depois, ela segue para uma nova temporada no Atelier De Etser, na zona rural da cidade, entre 18 de julho e 1 de agosto.

    Leia mais: Médico de SJC entra para o Guinness após dar 195 beijos em 30 segundos; veja o vídeo

    Casa Zaya: talentos premiados da região

    No eixo central da cidade, a Casa Zaya (Av. Nove de Julho, 391, Vila Adyana) recebe a 2ª edição do Salão Poente – Mostra dos Artistas Premiados. A visitação vai até 1 de agosto (de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 13h).

    A exposição reúne os trabalhos de quatro artistas premiados: Aline de Palma, Ana Clara Santos, Felipe Rezende (IF) e Jeni Cris.

    A curadora Fabiolla Canedo destaca a diversidade de técnicas, que vão da pintura e colagem à gravura, passando pelo tradicional kiri-ê (recorte em papel) e pelo desenho digital.

    Serviço completo

    • CAEB – Abertura “Habitar a paisagem”: 11/07, às 10h e 11h30. Estrada Bezerra de Menezes, 1250 – Torrão de Ouro. Grátis (ingressos na Sympla).
    • Exposição João Lima: até 11/07, no Pavilhão São João (Parque Vicentina Aranha). Das 10h às 16h. Grátis.
    • Salão Poente na Casa Zaya: até 01/08. Ter a sex, 9h às 17h; sáb, 9h às 13h. Grátis.
    brasil caeb casa zaya cultura exposicao sao jose dos campos sjc vale do paraiba vicentina aranha
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresMédico de SJC entra para o Guinness após dar 195 beijos em 30 segundos; veja o vídeo

    Notícias Relacionadas

    Médico de SJC entra para o Guinness após dar 195 beijos em 30 segundos; veja o vídeo

    10 de julho de 2026

    Embraer leva Ipanema 203 à maior feira do agronegócio da Argentina e amplia estratégia internacional

    10 de julho de 2026

    Fim de semana será de frio, sol e possibilidade de chuva no Vale, Serra e Litoral

    10 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    APS Group




    Vista Santana


    Meet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.