Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Nova reitora da Unitau planeja criar data center e ampliar uso de IA na gestão e ensino
    Tecnologia

    Nova reitora da Unitau planeja criar data center e ampliar uso de IA na gestão e ensino

    Em entrevista, Letícia afirmou que a universidade prepara um data center para sustentar o uso da inteligência artificial
    Autor: Gabriel Blois Moreira3 de julho de 2026Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Créditos: Gabriel Blois Moreira)

    A professora doutora Letícia Maria Pinto da Costa tomou posse nesta sexta-feira (3) como reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), tornando-se a primeira ex-aluna da instituição a assumir o cargo. O mandato será de quatro anos, até 2030, tendo como vice-reitor o professor Alexandre Paiva Luciano.

    Em entrevista ao Portal Spriomais, Letícia destacou que uma das prioridades da nova gestão será estreitar a relação entre a administração da universidade e os estudantes.

    “Ninguém melhor do que quem está ali no dia a dia recebendo o conhecimento. Esse aluno precisa ser ouvido, precisa ser acolhido”, afirmou. Segundo a reitora, a intenção é fortalecer as políticas de assistência estudantil e ampliar os canais de diálogo com a comunidade acadêmica.

    Outro eixo apontado por Letícia para os próximos anos é a ampliação do uso da inteligência artificial na universidade. Segundo ela, a Unitau já investe em infraestrutura tecnológica para acompanhar essa transformação.

    “A Universidade está investindo bastante em tecnologia para que a gente tenha um data center capaz de suportar essas transformações”, disse.

    De acordo com a reitora, uma comissão já trabalha na elaboração de diretrizes para a adoção da inteligência artificial, tanto na gestão universitária quanto nas atividades de ensino.

    “Nós temos uma comissão feita por professores e técnicos dessa área para que a inteligência artificial seja utilizada não somente na nossa gestão, mas também no uso ético da inteligência artificial por parte dos nossos alunos e dos nossos professores”, afirmou.

    Letícia também ressaltou que o debate sobre o uso responsável da tecnologia deve ganhar força já nos primeiros dias da nova administração.

    A posse foi realizada na manhã desta sexta-feira (3), no Auditório do Departamento de Comunicação e Negócios (CEN), com a presença de autoridades, representantes da comunidade acadêmica e convidados.

    A nova reitora foi escolhida com cerca de 80% dos votos na consulta prévia realizada entre estudantes, professores e servidores da universidade. A chapa também recebeu aprovação unânime dos conselhos universitários e foi confirmada após receber 14 votos favoráveis na Câmara de Taubaté.

    Veja também: Embraer entrega primeiro jato E175 à Air Peace, maior companhia aérea da Nigéria

    data center inteligência artificial nova reitora unitau taubaté unitau
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresRodrigo Ferraz, idealizador da Vinhos de Bicicleta – talkmais #219
    Próxima Notícia Academia Joseense de Letras aprova projetos de incentivo à leitura na cidade

    Notícias Relacionadas

    Taubaté lança camisa em homenagem ao centenário do título do Interior de 1926

    3 de julho de 2026

    Prefeitura de Taubaté anuncia que não renovará contrato de gestão do HMUT

    1 de julho de 2026

    Embraer entrega primeiro jato E175 à Air Peace, maior companhia aérea da Nigéria

    1 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.