Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Itavema

    Você está em:Início » Mulheres do Vale vão à luta
    Código Fonte

    Mulheres do Vale vão à luta

    Fique atento: Jéssica Marques e Luciana Soler vão embarcar em projetos de candidaturas coletivas pelo PSOL e PDT, respectivamente, de olho em espaço na Assembleia Legislativa do Estado
    29 de maio de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Créditos: Redes sociais)

    Stop! A vida parou ou foi o automóvel?

    Vou abrir um parênteses na série de artigos sobre os candidatos a deputado federal em São José dos Campos para falar de uma, aliás, duas iniciativas bem interessantes com foco na Assembleia Legislativa do Estado. Candidatas do PSOL e PDT de São José dos Campos estão envolvidas em projetos de candidatura coletiva em busca de ampliar a representatividade feminina na política e garantir vaga na principal Casa de Leis do Estado.

    Pelo PSOL, o nome é Jéssica Marques, já conhecida pelo eleitor.

    Afinal, Jéssica foi quarta candidata mais votada à Câmara de São José dos Campos nas eleições de 2024, com 8.679 votos, tendo ficado de fora do Legislativo em razão do coeficiente eleitoral. Uma pena.

    Nesta eleição, ela vai representar o Vale do Paraíba na Bancada Feminista do PSOL, que atua em dois mandatos coletivos — um na Câmara Municipal de São Paulo, com Sílvia Ferraro, e outro na Assembleia, com Paula Nunes, que vai buscar a reeleição. Jéssica entra no “trem” de Paula Nunes, no papel de co-parlamentar, em busca de participação em um mandato coletivo. Boa sorte.

    No PDT, Luciana Soler vai representar São José dos Campos em projeto semelhante.

    Ela é a “âncora” de uma candidatura coletiva que reúne ainda a Professora Martinha, de Santo Antônio do Pinhal, Mãe Melissa, de Guaratinguetá, e mais uma representante do Litoral Norte, que deve ser definida nos próximo dias. É o projeto Mulheres Vale | Serra | Litoral. Luciana é que vai ter o nome registrado no TSE. As demais são co-candidatas, sob contrato privado, com cláusulas de participação, compartilhamento de recursos e decisão, caso eleitas. Boa sorte.

    A federal, o projeto deve dobrar com Wilson Cabral (PDT) e com Daniel Munduruku (PDT), ativista indígena que atua como vereador do PDT em Lorena.

    Bora lá

    O formato de candidaturas coletivas é um instrumento interessante de participação política. Ele e uma alternativa para amplificar vozes e pautas vindas de populações historicamente excluídas ou com baixa representação.

    As eleições de 2022 registraram uma alta nas candidaturas coletivas, com 213 chapas coletivas concorrendo, segundo estudo feito pela doutora em cientista política Bárbara Campos e pela mestranda em direito eleitoral Mariane Costa. Mas apenas duas conseguiram se eleger como deputadas estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo: Monica do Movimento Pretas (PSOL) e Paula Nunes, citada acima, da Bancada Feminista (PSOL). O número de eleitas repete 2018. Vamos ver desta vez.

    Segue o baile …

    PS: Perdão, meu caro Carlos Drummond de Andrade, usei “Cota Zero”, seu poema antifuturista, para abrir esta coluna. Feito o registro, confesso: me veio à cabeça a lembrança do meu amigo Marcos Meirelles, um dos melhores jornalistas com quem já trabalhei. Sempre que um artigo dele precisa de uma “ajuda” para deslanchar, Marcos sacava mineiramente uma citação de Drummond do bolso, acelerava e seguia em frente. Este meu artigo tem padrão Marcos Meirelles.

    Veja também: A estrela solitária

    candidatas do vale do paraiba deputada estadual eleições política sao jose dos campos sjc

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Hélcio Costa

    Hélcio Costa

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresBuscas por Dheorge Bernardino em Ilhabela entram no sexto dia; áreas de busca foram ampliadas
    Próxima Notícia Suzano distribuirá 9 mil copos biodegradáveis no Mais Gastronomia

    Notícias Relacionadas

    Embraer prevê demanda de 8,5 mil aeronaves comerciais até 2045 e mercado de US$ 650 bilhões

    19 de julho de 2026

    Jean Wyllys e Léo Áquila participam de festival LGBTQIA+ neste sábado em São José

    18 de julho de 2026

    Fim de semana será de calor e tempo firme no Vale

    18 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva




    Unitau


    Pref Taubaté – Taubapet Pref Taubaté – Taubapet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.