
O prédio do antigo Grupo Escolar Lopes Chaves, no centro de Taubaté, deve passar por restauração após permanecer mais de 20 anos sem uso. O imóvel histórico, que está fechado desde 2005, teve o projeto preliminar de revitalização apresentado nesta terça-feira (20).
Entre os ex-alunos da escola estão os apresentadores Hebe Camargo e Cid Moreira. O edifício é considerado patrimônio cultural e arquitetônico pelo Condephaat.
A construção fica na região central da cidade, no cruzamento das ruas Anízio Ortiz Monteiro e Pedro Costa, e pertence ao Governo do Estado de São Paulo. Apesar disso, a restauração ficará sob responsabilidade da prefeitura, após um acordo de cessão temporária do direito de uso do espaço.
Segundo a prefeitura, a próxima etapa será a elaboração do projeto executivo, prevista para ser concluída até o fim deste ano. Depois disso, o município deve iniciar a busca por recursos para viabilizar a obra, incluindo captação por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).
A expectativa da prefeitura é transformar o prédio em um espaço voltado ao atendimento de estudantes com altas habilidades, ligado à Secretaria Municipal de Educação.
Veja também: Casemiro doa camisa autografada para leilão beneficente em São José dos Campos