
A aproximação de uma frente fria pelo oceano vai mudar o tempo no Vale do Paraíba, Litoral Norte e região a partir desta segunda (27). A previsão é de aumento de nebulosidade, leve queda nas temperaturas e pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.
A mudança começa de forma mais perceptível pelo litoral. Ao longo desta segunda, o céu fica mais encoberto, com possibilidade de chuva em forma de pancadas durante a noite em cidades litorâneas e em pontos isolados do Vale.
Temperaturas previstas para esta segunda (Inmet):
- Vale do Paraíba (São José, Taubaté, Aparecida): em torno de 30°C
- Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba): máximas similares e mínimas por volta de 20°C
A partir de terça (28), a mudança será mais ampla: maior cobertura de nuvens, ventos mais intensos e temperaturas mais amenas em toda a região. A tendência é de aumento das chuvas nos próximos dias, com volumes mais elevados em alguns momentos.
Alerta amarelo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas na região nesta terça. A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas
Recomendações da Defesa Civil
- Redobre a atenção, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos
- Evite atravessar vias alagadas
- Fique atento a sinais de risco
Emergências:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193