
O Centro Histórico de São Sebastião recebe, de quinta-feira (12) a domingo (15), o 7º Festival Gastronômico Caiçara, evento que reúne chefs de restaurantes conceituados da capital paulista e profissionais da região em uma programação dedicada aos sabores do litoral.
Realizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, o festival integra as comemorações do Dia do Caiçara e dos 390 anos do município. A programação ocorre diariamente das 17h às 23h e inclui degustações, aulas culinárias, música e atividades culturais.
Um dos principais atrativos será a Cozinha Show, série de aulas gastronômicas ao vivo realizadas sempre às 18h e às 20h. No palco do festival, chefs convidados irão preparar receitas com ingredientes típicos do litoral, apresentando técnicas e histórias ligadas à culinária caiçara.
Você pode se interessar: Campos do Jordão inaugura decoração de páscoa
Entre os convidados estão os chefs Tiago Castanho, Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues, do Sororoca Bar, bar paulistano conhecido pelo trabalho dedicado a peixes e frutos do mar brasileiros. Eles encerram a programação da Cozinha Show no domingo (15).
Na sexta-feira (13), o curador do festival, Eudes Assis, referência na valorização da cozinha do litoral paulista, participa da atividade ao lado dos chefs Raul Vieira e Renan Mattos, do restaurante Terraço Jardins, em São Paulo.
A abertura do evento, na quinta-feira (12), terá participação do apresentador André Marques, que tem compartilhado nas redes sociais suas experiências gastronômicas e viagens pelo país.
A programação também inclui chefs e produtores do Litoral Norte. Estão confirmadas participações de Terence Anderson (12), Marcelo Pandolfo, do M&M Café e Gastronomia (13), dos chefs Davi Araújo e Daniel Santos, do restaurante Ondara, em Cambury (14), e de João Moraes, da Fazenda Marinha da Praia da Cigarras (15).
Além da Cozinha Show, o festival terá um espaço gastronômico com mais de 30 restaurantes e produtores, que irão oferecer pratos inspirados na culinária tradicional caiçara. Shows musicais, exposições, oficinas culturais e intervenções artísticas também fazem parte da programação.
Programação da Cozinha Show
12 de março (quinta-feira):
18h — Chef Terence Anderson
20h — André Marques
13 de março (sexta-feira):
18h — Marcelo Pandolfo (M&M Café e Gastronomia – São Francisco)
20h — Eudes Assis (Taioba Gastronomia), com os convidados Raul Vieira e Renan Mattos (Hotel Renaissance – São Paulo)
14 de março (sábado):
18h — Chefs Davi Araújo e Daniel Santos (Restaurante Ondara – Cambury)
20h — Gastrônoma Larissa Januário
15 de março (domingo):
18h — João Moraes (Fazenda Marinha da Praia da Cigarras)
20h — Chefs Tiago Castanho, Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues (Sororoca Bar – São Paulo)
Serviço
- Local: Complexo Turístico da Rua da Praia – Centro Histórico
- 7º Festival Gastronômico Caiçara de São Sebastião
- Data: 12 a 15/3 (quinta-feira a domingo)
- Horário: 17h às 23h
Veja também: Projeto na Mantiqueira converte plantação esquecida em ponto de cultura e preservação da Mata Atlântica