A Prefeitura de Taubaté entregou a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).
De acordo com a Prefeitura, nesta quarta-feira (4), as alas ainda estavam vazias devido à necessidade de higienização do local. Ao todo, serão sete leitos destinados ao atendimento intensivo pediátrico.
As transferências para os novos leitos devem começar a partir desta quinta (5), segundo apurou o g1.
Leia também: Itamar Vieira Junior fala sobre novo romance em bate-papo no Sesc Taubaté
A nova UTI foi estruturada para receber pacientes que necessitam de monitoramento contínuo e suporte intensivo, como casos de insuficiência respiratória, infecções graves e outras complicações clínicas. O atendimento é feito por equipe multiprofissional especializada em terapia intensiva pediátrica.
Até então, crianças que precisavam de leitos de UTI muitas vezes dependiam de vagas em outros municípios da região. Com a nova ala, a expectativa é reduzir transferências e agilizar o início do tratamento.
A UTI Pediátrica atende exclusivamente pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Central de Regulação, conforme a gravidade do quadro clínico.