Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Taubaté PEV Taubaté PEV

    Você está em:Início » Pirô Piraquara homenageia Angela Savastano com boneca gigante na abertura do Carnaval em São José
    Cultura

    Pirô Piraquara homenageia Angela Savastano com boneca gigante na abertura do Carnaval em São José

    A boneca foi construída em apenas cinco dias, durante uma oficina de bonecões comandada pelo artesão Benedito Domingos dos Santos
    12 de fevereiro de 2026Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Pirô Piraquara homenageia Angela Savastano com boneca gigante na abertura do Carnaval em São José
    Dona Anja homenageia Angela Savastano no bloco Pirô Piraquara (Créditos: Divulgação)

    O Carnaval joseense começa oficialmente nesta quinta (12) e o tradicional bloco Pirô Piraquara ganha um novo integrante: a boneca gigante Dona Anja, criada em homenagem à folclorista Angela Savastano, que morreu em agosto do ano passado.

    A ideia partiu do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização responsável pelo Museu do Folclore e pelo Ecomuseu dos Campos de São José. A coordenadora do Ecomuseu, Maria Siqueira Santos, explica o significado da homenagem:

    “Nós pensamos em criar a boneca em homenagem à Dona Angela, principalmente pela sua importância para o Carnaval tradicional de São José. Ela foi uma das responsáveis pela criação do Pirô Piraquara em 1991 e não deixava de desfilar com o bloco.”

    Feita à mão, com muitas mãos

    A boneca foi construída em apenas cinco dias, durante uma oficina de bonecões comandada pelo artesão Benedito Domingos dos Santos, bonequeiro e figureiro experiente. A construção foi coletiva: moradores da comunidade e outros figureiros ajudaram a dar forma à homenagem.

    Leia mais: Em Cuba Lá dá início à maratona de bloquinhos em São José ocupando as ruas com bom humor

    Dona Anja vai ocupar um lugar especial no desfile. Não na frente, nem no meio, mas na esquina da Rua Coronel Madeira com a Rua Luiz Jacinto, exatamente onde Angela esperava o bloco passar.

    “A última vez que Dona Angela compartilhou sua animação com o bloco foi no Carnaval do ano passado. É lá que vamos posicionar a boneca, para seguirmos com o bloco até o final do trajeto”, conta Maria.

    O bloco que ela ajudou a criar

    O Pirô Piraquara não é qualquer bloco. Ele foi criado em 1991 a partir do trabalho do projeto Piraquara, que Angela Savastano coordenava desde 1988. O objetivo era valorizar o folclore e a cultura popular da região.

    Hoje, o bloco mantém a tradição: abre oficialmente o Carnaval de São José toda quinta-feira, sempre com concentração na Praça Afonso Pena.

    Programação:

    • Quinta (12): concentração às 17h30, saída às 19h30.
    • Sábado (14): desfile a partir das 9h, também com saída da Praça Afonso Pena.
    angela savastano Bloco brasil carnaval cultura piro piraquara sao jose dos campos sjc vale do paraiba
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresVaga de vice de Tarcísio é o ‘diamante’ desta temporada eleitoral
    Próxima Notícia No Litoral, só não samba quem não quer; confira nossos destaques do Carnaval

    Notícias Relacionadas

    E Pelé disse love, love, love

    20 de julho de 2026

    De virada, São José vence São Caetano na estreia da Copa Paulista

    20 de julho de 2026

    Em estreia na Copa Paulista, jogador do São José é expulso por urinar atrás do banco de reservas

    20 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    APS Group







    Itavema Itavema

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.