
Duas casas e um prédio com 34 apartamentos foram interditados pela Defesa Civil na tarde deste sábado (7) após a abertura de uma nova cratera na Rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, na zona sul de São José dos Campos.
Segundo a Defesa Civil, a medida foi adotada por segurança. O local segue sendo monitorado e os moradores só poderão retornar aos imóveis após vistoria técnica e liberação das autoridades.
A cratera surgiu a cerca de 300 metros de distância do ponto onde, há 11 dias, outra cratera se abriu e engoliu um caminhão. O novo afundamento ocorreu por volta das 16h30, durante a chuva, e comprometeu as duas pistas da via.
O sábado foi de tensão para os moradores da rua. Segundo o jornal OVALE, famílias retiraram pertences às pressas, com medo de que o solo continuasse cedendo e atingisse imóveis vizinhos.
Por volta das 19h, a cratera já havia sido isolada por agentes da Prefeitura e seguia instável, segundo apuração do g1. Um poste chegou a ser engolido pelo buraco e um vazamento de água foi registrado dentro da cratera, o que voltou a assustar os moradores da região.
Veja: Estragos causados pelas chuvas fazem Caçapava declarar estado de calamidade
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a via foi devidamente sinalizada e que equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade, Apoio Social, Urbam e Defesa Civil atuam no atendimento da ocorrência, além de outras demandas provocadas pelas chuvas.
A concessionária de energia EDP afirmou que enviou uma equipe ao local, desligou a rede elétrica para isolar riscos e avalia as condições de segurança para iniciar a remoção dos postes atingidos.
Já a Sabesp informou que enviou uma equipe técnica para vistoriar a área e que, em razão das chuvas, ainda não foi possível identificar a causa da ocorrência. As equipes seguem no local para avaliação.
A Rua Felisbina de Souza Machado já estava parcialmente interditada desde 27 de janeiro, quando o asfalto cedeu no cruzamento com a Rua Roberto Baranoy. Na ocasião, um caminhão carregado com cerca de 10 toneladas de blocos de concreto foi engolido pela cratera enquanto passava pelo trecho.
Confira também: Inmet coloca Vale do Paraíba em alerta máximo para chuvas fortes no fim de semana