
Após a chegada do verão, o calor segue intenso em todo o Vale do Paraíba e não foi diferente neste sábado (27), com temperaturas passando dos 35ºC, as cidades da região enfrentaram chuva forte acompanhada de granizo, ventos intensos e casas destelhadas. Essa mudança brusca ocorreu após a chegada de áreas de instabilidade sobre a região.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas registradas neste sábado colocaram as cidades do Vale entre os maiores acumulados do estado de São Paulo.
Em São José dos Campos, houve rajadas de ventos fortes em diferentes pontos da cidade. Os bairros Parque Industrial e 31 de março, tiveram queda de granizo. Já na rua das Piabas, no bairro Vargem Grande, a chuva causou o destelhamento parcial de oito residências. A Defesa Civil realizou a vistoria nos imóveis atingidos e não constatou danos estruturais. Não houve registro de vítimas.
O acumulado na cidade chegou a 34 milímetros na região do Rio Comprido, volume suficiente para manter o alerta para áreas de risco e atenção redobrada das equipes de Defesa Civil.
Já em Caçapava, houve o registro de pelo menos 11 chamados para quedas de árvores e o acumulado chegou 47 milímetros. Os ventos chegaram até 71 km/h.
Em Taubaté houve a queda de três árvores em vias públicas. As equipes da Defesa Civil foram acionadas e se deslocaram aos pontos afetados para retiradas das árvores e realizar a limpeza do local.
Em Pindamonhangaba, ventos intensos provocaram a queda de uma árvore sobre uma residência localizada nas proximidades da Rodovia Doutor Caio Gomes Figueiredo (SP-132), no bairro Cerâmica. A árvore já foi cortada e retirada do local. A Defesa Civil também atendeu outra ocorrência de queda de árvore em via pública, na Rua Alcides Ramos Nogueira, onde a equipe segue prestando apoio.
Além disso, segundo dados da Defesa Civil, Tremembé registrou o segundo maior acumulado do estado, com 52 mm.
A Defesa Civil reforça o alerta para que a população redobre os cuidados durante períodos de instabilidade climática e acione os órgãos competentes sempre que houver ocorrências.
Números de emergência
- 199: Defesa Civil (ligação gratuita, 24h, para emergências como desastres naturais, deslizamentos, quedas de árvores).
- 190: Polícia Militar (também aciona Defesa Civil em situações de risco).
- 193: Corpo de Bombeiros (para resgates e incêndios).
Leia também: Temperatura fica até 5°C acima da média em onda de calor que segue até segunda (29) no Vale
Confira o vídeo, gravado na região central de São José: