
A Eve Air Mobility, fabricante do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), popularmente chamado de “carro voador”, divulgou o vídeo oficial do primeiro voo de seu protótipo em escala real na unidade de testes da empresa em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
O voo inaugural, do tipo “pairado”, marca o início oficial da fase de testes em voo da aeronave.
O teste confirmou a integração de sistemas essenciais, como o conceito de controle “fly-by-wire” de quinta geração e o funcionamento dos oito rotores dedicados ao voo vertical.
Em comunicado, Johann Bordais, CEO da Eve, comemorou:
“Hoje, a Eve voou. Este é um marco histórico para nossos colaboradores, clientes, investidores e para todo o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana. Este voo valida nosso plano, executado com rigor para entregar a melhor solução ao mercado”.
Próximas etapas do programa de testes
A partir deste primeiro voo bem-sucedido, a empresa inicia uma campanha de testes.
A Eve anunciou que realizará centenas de voos ao longo de 2026 para expandir gradualmente a capacidade da aeronave. O próximo objetivo técnico é alcançar o voo de transição, onde o eVTOL passa do modo vertical para o modo de cruzeiro, sustentado pelas suas asas fixas.
“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave“, explicou Luiz Valentini, Chief Technology Officer (CTO) da Eve.
A empresa produzirá seis protótipos certificáveis para conduzir toda a campanha de testes, que tem como foco principal a obtenção da certificação de tipo pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autoridade primária do projeto.
A Eve também trabalha em colaboração com outras agências internacionais, como a FAA (EUA) e a EASA (Europa).
Leia mais: BNDES aprova R$ 200 milhões para desenvolvimento do ‘carro voador’ produzido em Taubaté
Cronograma mantido para 2027
A expectativa da companhia permanece a mesma: alcançar a certificação, realizar as primeiras entregas aos clientes e iniciar as operações comerciais em 2027.
O eVTOL da Eve, que está sendo produzido na fábrica de Taubaté, é projetado para transportar um piloto e quatro passageiros em viagens urbanas de até 100 km de distância, visando reduzir congestionamentos nas grandes cidades.