
Um ciclone extratropical, formado no Sul do país, provocou estragos em diversas cidades do Vale do Paraíba nesta quarta (10).
Rajadas de vento, que seguem em alerta, foram responsáveis por quedas de árvores, interdições e danos materiais em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão. Felizmente, não há registro de vítimas feridas em nenhum dos municípios.
São José e Jacareí registram quedas de árvores
Na tarde desta quarta, uma árvore de grande porte caiu na Rua Quixada, no Parque Industrial de São José dos Campos, atingindo dois carros. O Corpo de Bombeiros e agentes da Mobilidade Urbana atenderam ao local para os procedimentos de remoção e limpeza.
Em Jacareí, a ventania causou estragos em pelo menos cinco pontos diferentes da cidade. Segundo a Prefeitura, houve quedas de árvores nas seguintes ruas:
- Rua Lothar Tiago Schultz, no Conjunto São Benedito (atingiu rede de energia)
- Rua Bela Vista, no Jardim Panorama
- Rua Antônio Sassano, no Centro
- Rua Olímpio Catão, no Centro (atingiu um carro)
- Rua Orlando Hardt, no Centro (atingiu dois carros)
Equipes da Defesa Civil e das secretarias de Mobilidade e Infraestrutura de Jacareí realizaram o atendimento, a sinalização e a limpeza de todas as vias afetadas.
Campos do Jordão teve mais de 200 ocorrências
O temporal que atingiu Campos do Jordão entre a noite de terça (9) e a manhã desta quarta foi ainda mais intenso.
A cidade registrou um deslizamento de terra, várias quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil municipal recebeu mais de 200 chamados relacionados aos estragos da chuva.
Entre os incidentes registrados estão:
- Deslizamento de terra próximo a uma residência no Jardim Embaixador.
- Queda de árvores em bairros como Jardim Manancial, Vila Nova, Jaguaribe e Centro.
- Uma árvore caiu sobre as escadas de uma casa e outra atingiu um portão na Vila Natal.
- Galhos atingiram a fiação elétrica na Rua Evangelina Jordão (Abernéssia) e na Rua Sebastião de Oliveira Damas (Jaguaribe), causando falta de energia.
Apesar dos danos, não houve necessidade de remoção de moradores e ninguém se feriu. Todas as vias já foram desobstruídas, mas alguns locais ainda enfrentam falta de energia.
A chuva mais forte registrou 55 milímetros de acumulado no bairro Capivari em 24 horas.
Ciclone começa a se afastar
O alerta da Defesa Civil de São Paulo para tempestades e rajadas de vento superiores a 90 km/h, emitido na segunda (8), continua valendo até esta quinta (11).
A tendência é que o ciclone comece a se afastar, reduzindo o risco de novos temporais. No entanto, ainda podem ocorrer rajadas de vento isoladas na região.