
Um avião Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, pegou fogo durante o pouso no Aeroporto de Kolwezi, na República Democrática do Congo, na segunda (17).
A aeronave transportava cerca de 20 pessoas, incluindo o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e uma delegação de 17 funcionários do governo.
Todos conseguiram evacuar a aeronave segundos antes das chamas consumirem o avião e ninguém se feriu.
Leia mais: Feira de química do ITA é ‘start’ para estudantes em jornada na engenharia
O voo fretado havia partido da capital Kinshasa com destino a Kolwezi, no sul do país, onde o ministro iria acompanhar as operações de resgate de um acidente em uma mina que matou mais de 40 trabalhadores no último sábado (15).
O acidente
Durante o procedimento de pouso, a aeronave perdeu o controle e saiu da pista. Pouco depois, a cauda do avião pegou fogo, destruindo completamente a aeronave.
“A aeronave vinha da capital, Kinshasa, quando saiu da pista durante o pouso no aeroporto de Kolwezi, na província de Lualaba“, afirmou Isaac Nyembo, assessor de comunicação do ministro.
Investigação em andamento
O Escritório de Investigações de Acidentes de Aviação do Congo já abriu uma investigação para apurar as causas do incidente.
Em nota, a Embraer informou que está acompanhando de perto as notícias e à disposição das autoridades aeronáuticas locais para apoiar a investigação.
Confira o momento em que passageiros saem do avião: