
Autoridades municipais de São José dos Campos participam da COP30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que ocorre em Belém até 21 de novembro.
O destaque será o projeto Cidade Carbono Neutro, que tem como objetivo transformar São José dos Campos na primeira cidade carbono neutro do Brasil.
A iniciativa conta com parceria do IPT, USP e Fapesp, envolvendo mais de 100 pesquisadores e 37 instituições.
Leia mais: Cidades do Vale do Paraíba disputam nova fábrica de R$ 1 bi da Coca-Cola
Projeto
Desde dezembro de 2024, São José dos Campos desenvolve o projeto de neutralização de emissões de gases de efeito estufa.
O modelo da cidade já moveu uma iniciativa nacional coordenada pela ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a CNBB.
“Nos próximos três anos, essa ação vai permitir que todos os municípios brasileiros tenham seus inventários de emissões de gases de efeito estufa concluídos e suas equipes capacitadas“, destacou a Prefeitura.
Certificação internacional
Durante a COP30, São José dos Campos receberá, oficialmente, o título de primeira cidade do mundo certificada pela norma ISO 37125, que estabelece indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) para avaliação de práticas de sustentabilidade e governança urbana.
A cerimônia de certificação ocorrerá no dia 17 de novembro, às 9h30, no auditório do CAU-SP localizado na Zona Verde da COP30.
O processo foi coordenado pelo Parque de Inovação Tecnológica em parceria com a Prefeitura.
A participação do município na COP30 ganha importância adicional com o reconhecimento oficial do grupo “Autoridades Municipais e de Governo Local (LGMA)” como representante das cidades nas negociações climáticas globais dentro da estrutura da conferência.
Representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade já estiveram em Brasília no início de novembro para reuniões preparatórias no Ministério do Meio Ambiente e na CNBB, onde apresentaram o projeto Cidade Carbono Neutro.