
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso enfático nesta segunda-feira (10) durante a abertura da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Belém (PA). Lula destacou a necessidade de união entre os países para enfrentar a crise climática e cobrou o fim das guerras no mundo, afirmando que os recursos investidos em conflitos poderiam ser usados para resolver os problemas ambientais globais.
“Combater as mudanças climáticas é muito mais barato do que travar guerras”, afirmou o presidente, em referência aos atuais conflitos internacionais. Ele também fez um apelo por uma “nova derrota para os negacionistas”, reforçando a importância de políticas baseadas em evidências científicas.
Durante o discurso, Lula relembrou o período que chamou de “década das conferências”, quando, segundo ele, o diálogo entre as nações atingiu seu auge.
A COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro, sendo a primeira vez que uma conferência do clima da ONU é sediada na Amazônia, marco simbólico para as discussões sobre preservação ambiental e sustentabilidade global.
Confira também: São José dos Campos leva projeto Carbono Neutro e certificação internacional para a COP30