
O astronauta brasileiro Marcos Pontes recebeu o #BrazilsBest Peace Award durante cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo, na sexta (7).
O evento reuniu 70 astronautas de diversas nacionalidades, incluindo representantes de países atualmente em conflito, em um simbolismo pela paz mundial.
Pontes, primeiro astronauta do Hemisfério Sul a ir para o espaço, foi homenageado pelo #BrazilsBest Institute diante dos convidados.
O troféu foi entregue pelo fundador do instituto, Phil Klose, acompanhado pela diretoria da organização.
Leia mais: Câmara de SJC aprova projeto ‘Abrigo Amigo’ com painéis em pontos de ônibus
Emoção e gratidão
Marcos Pontes, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem e ressaltou o simbolismo do encontro:
“Com muita emoção e gratidão agradeço a homenagem do #BrazilsBest Institute. Estar aqui com outros astronautas de diversas nacionalidades demonstra que é possível deixar as diferenças, oferecer o melhor que temos que é contribuir pulverizando conhecimentos, habilidades e diplomacia para trabalhar para um mundo melhor.“
Trajetória de Pontes
Nascido em Bauru, Marcos Pontes tem ligação com São José dos Campos, onde se formou em engenharia aeronáutica no ITA. Sua trajetória inclui:
- Bacharelado em Ciências Aeronáuticas na AFA (Pirassununga)
- Formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Pós-graduação na Naval Postgraduate School (EUA)
- Participação na “Missão Centenário” em 2006
- Viagem à Estação Espacial Internacional a bordo da nave russa Soyuz TMA-8
Presença internacional
Além do prêmio principal a Pontes, o #BrazilsBest Institute entregou mini troféus para cada um dos 70 astronautas presentes, representando países como Alemanha, Estados Unidos, Rússia, China, Israel, Emirados Árabes, Ucrânia, Japão e Coréia do Sul, entre outros.