
Se você nunca ouviu falar no Sofar Sounds, não precisa se preocupar, que eu te explico!
A ideia por trás da iniciativa, criada em Londres em 2009 na sala de estar do compositor e co-fundador Rafe Offer, parece muito simples, mas chama atenção: um evento de música que reúne três artistas cuidadosamente selecionados, escolhidos para tocar em um local secreto — pode ser uma sala de estar, um estúdio de design, um loft ou até uma loja de bicicletas.
Segundo Offer, o Sofar Sounds nasceu da frustração — no caso, de alguns amigos.
“Tudo parecia errado. As pessoas conversavam, o barulho dos copos competia com a música e não podíamos acreditar em quantas pessoas estavam assistindo ao show através dos celulares em vez de se conectar com os músicos no planco”, palavras de entrevista dada em 2019 para o site Traveling Mitch, um blog de viagens e cultura com sede no Canadá.
Um detalhe interessante sobre o show “secreto” é que o público só descobre o endereço 24 a 36 horas antes do evento. No meu caso, a confirmação veio por e-mail, como é possível observar na imagem a seguir:

Por sorte, isto é, por conta da distância, o local escolhido para acolher os artistas foi um apartamento comum localizado no bairro hippie de Prenzlauer Berg – que fica aproximadamente 20 minutos de metrô de minha casa.
O show começou às 20 horas em Berlim (15 horas em Brasília) e contou com a presença da cantora de R&B nipo-alemã Mulay, do beatboxer peruano El Grande e de uma dupla de violoncelistas que se apresentou pela segunda vez em suas vidas: Moritz Ebert, austríaco, e Simon Hoffmann, alemão.
Difícil de imaginar um trio mais internacional que esse em uma cidade cosmopolita como Berlim, não é?
Leia mais: Berlim recebe 80 mil pessoas de 160 países diferentes em maratona neste domingo
Pois bem, Berlim é um dos núcleos mais ativos da Europa para o evento: quase toda semana há um Sofar, muitas vezes esgotado — mesmo sem ninguém saber quem vai tocar.
Um ingresso, aliás, para cada show em Berlim custa, por exemplo, 28 euros por pessoa (aproximadamente R$178, na conversão).
A ideia, que virou projeto, hoje realiza concertos em mais de 400 cidades – Buenos Aires, Seul, Reykjavik ou Joanesburgo, por exemplo.
No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são algumas cidades representadas.
Em outubro haverá ainda outras quatro apresentações até o final do mês: no dia 18 em Mitte, 24 em Prenzlauer Berg, 25 em Schöneberg e 28 novamente em Prenzlauer Berg.
Os músicos e o local exato de cada show, como explicado acima, são misteriosos, mas se você pensa em passar alguns dias de férias em Berlim neste fim de ano, um show do Sofar Sounds pode ser uma opção interessante de lazer para você.