
O sistema de transporte de São José dos Campos passa por uma reformulação que promete integrar diferentes modais em um único cartão, aliado a um aplicativo que permitirá ao usuário gerenciar pagamentos e acessar informações sobre a mobilidade da cidade.
Em entrevista ao podcast TalkMais, Glaucio Lamarca, secretário de Mobilidade Urbana detalhou que o novo cartão será vinculado a um super aplicativo, com uma aba específica para mobilidade, que deve ficar pronta em quatro a cinco meses. Pelo aplicativo, o usuário poderá visualizar saldo de Vale-Transporte, controlar gastos e optar por utilizar créditos em diferentes meios, como patinetes, táxis e serviços de transporte por aplicativo.
Segundo o secretário, a iniciativa também permitirá maior controle financeiro do sistema e aprimoramento no planejamento urbano, por meio da integração de dados de bilhetagem, semáforos e radares. A base de dados ficará sob responsabilidade da Urban, que já iniciou o processo de integração com o consórcio das atuais operadoras de transporte.
O projeto faz parte de um esforço maior para estruturar novos corredores de ônibus e modernizar a rede de transporte, em meio à chegada de novos veículos e à reorganização do sistema tarifário.
O secretário ainda destacou que a implementação gradual do aplicativo e do cartão é estratégica, de modo que, até o próximo ano, com a renovação dos contratos e chegada dos novos ônibus, o sistema esteja totalmente funcional e integrado.
Confira também: Câmara aprova projeto “Direita Livre” para conversão à direita no sinal vermelho em SJC