
A partir do dia 25 de outubro, Ilhabela dá início a temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos, que promete movimentar a economia local e consolidar ainda mais o arquipélago como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Até abril, estão previstas 51 escalas de navios, trazendo cerca de 217 mil passageiros para a cidade.
A estimativa é que a temporada injete aproximadamente R$ 80 milhões na economia local, beneficiando setores como comércio, restaurantes, bares, transportes e serviços.
Segundo a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a temporada será marcada por altas taxas de ocupação, já que o Brasil terá dois navios a menos em relação ao último ciclo, reduzindo em 20% os leitos disponíveis e elevando a demanda de embarcações em operação.
Leia também: São José dos Campos recebe primeiro voo de carga direto de Bruxelas
A prefeitura ressalta que nesta temporada, Ilhabela receberá 12 navios diferentes, de nove armadoras, totalizando 51 escalas. A administração municipal destacou que a participação na Seatrade Cruise Global e reuniões com companhias de cruzeiros foram essenciais para garantir o número expressivo das escalas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, Ilhabela está preparada para oferecer uma recepção de qualidade aos visitantes. “Temos infraestrutura adequada, qualificamos os prestadores de serviços e cuidamos dos nossos atrativos”.
A programação completa com todas as escalas de cruzeiro em Ilhabela na temporada 2025/2026 pode ser consultada no site oficial da Prefeitura.