
O programa Atleta Cidadão realizará neste mês duas seletivas para a equipe de tênis de mesa da Prefeitura de São José dos Campos. As atividades serão realizadas no Centro de Treinamento do Atleta Cidadão (Teatrão), localizado na rua Dr. Ricardo Edwards, n° 95, na Vila Industrial.
A peneira, aberta para garotos e garotas nascidos entre 2008 e 2013 (de 12 a 17 anos), acontecerá em duas datas: 23 de setembro, às 8h30, e 25 de setembro, às 13h30.
Os interessados devem comparecer ao local levando:
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência em São José dos Campos;
- Raquete própria;
No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a presença de um responsável.
A popularização do tênis de mesa
O tênis de mesa nunca esteve tão em alta no Brasil, e grande parte desse sucesso se deve ao protagonismo de Hugo Calderano, maior nome da história do esporte no país.
Com conquistas inéditas, como a vitória na Copa do Mundo em 2025 — feito alcançado pela primeira vez por um atleta fora da Europa e da Ásia — e o vice-campeonato mundial logo em seguida, Calderano se consolidou como referência internacional e despertou o interesse de milhares de novos fãs brasileiros.
Esse movimento ganhou ainda mais força com as transmissões de competições ao vivo no YouTube, em canais como a Cazé TV e o da própria Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Seletiva de xadrez
Além da seletiva de tênis de mesa, o programa Atleta Cidadão também vai realizar em setembro uma seletiva de xadrez destinada exclusivamente para meninas. A atividade acontece no mesmo local.
Os testes acontecem nos dias 10 e 11 de setembro, às 18h30, e são destinados a meninas nascidas em 2011, 2012, 2013 e 2014.
Para participar, é preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência em São José dos Campos e, no caso de menores de 18 anos, a presença de um responsável.