
O Centro de Documentação Musical(CDM) de São José dos Campos vai lançar um tour inédito para apresentar a riqueza musical da cidade a moradores e turistas.
A iniciativa faz parte do Mapa Musical SJC, projeto coordenado pela musicista e pesquisadora Raquel Aranha, que também é colunista do portal spriomais e coordenadora do CDM.
“Como é realmente um circuito, a gente vai transformar isso aqui em um passeio turístico, que também é fonte de educação, conscientização e percepção da sua própria cidade”, anunciou Raquel em entrevista ao podcast talkmais.
A proposta é transformar em roteiro turístico os pontos da cidade que marcaram a trajetória musical joseense, conectando passado e presente.
O passeio, que ainda não tem data para ser lançado, vai percorrer locais históricos e culturais que foram palco de movimentos artísticos, apresentações e manifestações ligadas à música ao longo de mais de um século.
O que é o Mapa Musical SJC
Lançado como uma plataforma interativa, o Mapa Musical SJC reúne documentos, relatos e registros que narram mais de 100 anos da música na cidade.
O material está organizado por décadas, gêneros, artistas, personalidades, leis e entrevistas, sempre relacionado aos espaços onde esses acontecimentos ocorreram.
Veja também: Partindo de São José, projeto quer incentivar músicos a tocarem Villa-Lobos pelo mundo
Atualmente, o mapa se baseia em 11 locais de São José dos Campos — alguns ainda ativos, outros já extintos — que concentram parte significativa desse legado:
- Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
- Câmara Municipal
- Cine Para Todos
- Cine Teatro Benedito Alves
- Conservatório Santa Cecília
- Igreja Matriz
- Igreja São Benedito
- Mercado Municipal
- Parque Vicentina Aranha
- Rádio Clube
- Tênis Clube
Com o novo roteiro, a ideia do CDM é tornar esse patrimônio mais acessível, promovendo experiências que vão além das consultas online.