Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Mostra OJU exibe quatro filmes do cinema negro de graça no Sesc São José
    Cultura

    Mostra OJU exibe quatro filmes do cinema negro de graça no Sesc São José

    Evento valoriza o protagonismo negro no audiovisual e traz produções sobre Milton Nascimento, Jackson do Pandeiro, Luiz Melodia e a ficção “Kasa Branca”.
    31 de agosto de 2025Updated:31 de agosto de 2025Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Créditos: Reprodução/Internet)

    De 3 a 11 de setembro, o Sesc realiza a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, uma mostra que reúne filmes, debates, oficinas e encontros para valorizar a diversidade e a força do audiovisual negro no Brasil.

    A programação acontece em várias cidades do estado de São Paulo, incluindo São José dos Campos, onde o público poderá conferir quatro produções no auditório do Sesc, sempre com retirada de ingressos pouco antes das sessões. Veja a programação:

    • 04/09 (quinta-feira), às 20h – “Milton Bituca Nascimento”: O documentário produzido por Nascimento Música, Canal Azul e Gullane, parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros. Com imagens captadas em Lisboa, Veneza, Londres, Ouro Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, dentre outras, e depoimentos de grandes artistas, como Quincy Jones, Paul Simon, Spike Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e os integrantes do Clube da Esquina, o filme mostra a dimensão
      mundial de Milton, capta a comoção que ele provoca nos fãs, explora a forte carga espiritual de sua obra e investiga as origens de sua musicalidade nas entranhas do Brasil profundo.

      🎟️ Ingressos: retirada a partir das 18h30 (Credencial Plena) e das 19h para o público geral.
    • 07/09 (domingo), às 18h – “Kasa Branca”: Dé, adolescente negro da periferia da Chatuba (RJ), recebe a notícia de que sua avó Almerinda está em fase terminal do Alzheimer e, com a ajuda dos amigos Adrianim e Martins, enfrenta o mundo para aproveitar os últimos dias de vida ao lado dela.

      🎟️ Ingressos: retirada a partir das 16h30 (Credencial Plena) e das 17h para o público geral.
    • 09/09, às 20h – “Jackson: Na batida do pandeiro”: O documentário retrata a vida e carreira de Jackson do Pandeiro, cantor e percussionista cuja originalidade rítmica influenciou a música popular brasileira, trazendo depoimentos inéditos de colegas e familiares, imagens de arquivo e sua trajetória entre o estrelato, crises pessoais, ostracismo, retorno artístico e sua morte em 1982.

      🎟️ Ingressos: retirada a partir das 16h30 (Credencial Plena) e das 17h para o público geral.
    • 11/09, às 20h – “Luiz Melodia – No coração do Brasil”: O documentário é uma viagem sonora e visual com materiais raros e inéditos que retrata a vida e a obra de Luiz Melodia, dando voz ao artista que, com liberdade e originalidade, desafiou normas do mercado fonográfico e cultural brasileiro.

      🎟️ Ingressos: retirada a partir das 16h30 (Credencial Plena) e das 17h para o público geral.

    Veja também: Semana do Cinema chega com ingressos a R$ 10 e programação variada; confira uma curadoria do que assistir na região

    O que é a OJU

    A OJU é um projeto criado pelo Sesc São Paulo para dar visibilidade a histórias e criadores negros, tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores.

    Mais do que exibir filmes, a mostra também promove bate-papos e atividades formativas, ampliando o acesso ao cinema e incentivando o diálogo sobre representatividade e questões raciais.

    Você pode gostar: Em exibição de filme de Antônio Pitanga, joseense ‘rouba a cena’ e presenteia diretor com livro sobre racismo

    cinema cinema negro jackson do pandeiro kasa branca luiz melodia Milton Nascimento oju sao jose dos campos sesc sjc
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresPedágios da Dutra em Jacareí e Pindamonhangaba sofrem reajuste; veja os valores
    Próxima Notícia A desigualdade climática: quem sofre mais com o calor extremo?

    Notícias Relacionadas

    Jéssica Marques, porta-voz da Bancada Feminista do PSOL – Eleições 2026

    3 de setembro de 2026

    Depois de NY e Londres, São José recebe exposição com obras de Michelângelo na Capela Sistina em tamanho real

    3 de setembro de 2026

    Feriadão deve levar mais de 3 milhões de veículos às estradas do Vale e Litoral; veja horários de pico

    3 de setembro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado










    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.