Um cação-frango em Ilhabela
O tubarão identificado é da espécie Rhizoprionodon lalandii, conhecido popularmente como cação-frango ou cação-figuinho. Para entender melhor sobre esse pequeno, consultamos o biólogo Daniel Munhoz (@thecrazybiology), que explicou que se trata de um animal comum no litoral brasileiro.
“Essa espécie é naturalmente pequena, atingindo em média 55 cm de comprimento, e vive em águas rasas de toda a costa brasileira. São tubarões inofensivos, não se interessam por seres humanos e se alimentam de pequenos peixes, lulas e camarões.”
O biólogo, que acumula mais de 90 mil seguidores no Instagram, onde compartilha suas experiências em meio à natureza, lembra que, no Brasil, qualquer espécie de tubarão ou raia é popularmente chamada de cação.
Ele destaca ainda que o papel ecológico desses animais é fundamental. Assim como todos os tubarões, os cações-frango contribuem para o equilíbrio da vida nos oceanos.
Leia também: Fotógrafo de São José lança livro e série sobre cotidiano dos Yanomamis e retribui com construção em aldeia
“A saúde de suas populações são essenciais para a saúde do planeta e também da nossa espécie. Devemos protegê-los”, enfatizou.
Apesar de ter sido devolvido ao mar, o pequeno cação infelizmente não deve se recuperar. Pelas imagens, o biólogo acredita ele estivesse bastante machucado, com ferimentos causados por algum material de pesca que tenha cruzado seu caminho.
Você pode gostar: Observação de aves: um hobby que cuida da mente, do corpo e do planeta