O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebe, desta segunda (7) até quinta (10), a reunião do Comitê Diretor do Sistema Global de Observação do Clima (GCOS), que avalia o estado das observações climáticas em escala planetária.
O encontro, realizado na sede do Inpe, em São José dos Campos, tem como objetivo garantir dados abertos e de qualidade para o monitoramento e previsão do clima.
Liderado pela pesquisadora brasileira Thelma Krug, presidente do GCOS e ex-integrante do Inpe por 37 anos, o evento reúne especialistas de nove países, incluindo Noruega, Estados Unidos, China, França, Japao, Irlanda, Alemanha, Costa Rica e Ilhas Fiji.
Krug é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em políticas relacionadas à emergência climática.
Leia mais: SESI São José abre 548 vagas em curso gratuito de robótica para estudantes da rede pública
O GCOS é responsável por definir as Variáveis Climáticas Essenciais, parâmetros fundamentais para rastrear as transformações no clima terrestre. Esses dados sustentam pesquisas científicas, serviços climáticos e estratégias de adaptação.
Durante o encontro, o comitê discutirá o plano de implementação do GCOS, que conta com o apoio de instituições como a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a UNESCO e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Sobre o GCOS
Criado para coordenar esforços internacionais de observação climática, o sistema fornece bases para acordos globais, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).