O setor de radioterapia do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), em Jacareí, foi oficialmente habilitado para atendimentos pelo SUS.
A medida garante que pacientes com câncer possam realizar o tratamento sem sair da cidade e de forma totalmente gratuita.
A unidade foi selecionada para integrar o PERSUS II, plano criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso à radioterapia em regiões estratégicas do país.
Em Jacareí, o novo serviço tem capacidade para atender até 60 pacientes por dia, com a moderna tecnologia de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), que permite maior precisão na destruição de células tumorais e menos efeitos colaterais.
Além do equipamento de ponta, o hospital conta com equipe especializada e estrutura completa.
Tratamento também é disponibilizado para pacientes de outras cidades
O encaminhamento dos pacientes será feito pela Regulação Municipal de Jacareí. Inicialmente, a cobertura da nova radioterapia incluirá os municípios de Santa Branca, Igaratá, Caçapava, Jambeiro e as cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Essa abrangência, segundo a Prefeitura, poderá ser ampliada conforme decisões do Departamento Regional de Saúde.
Veja também: Santa Casa de Jacareí ganha 20 novos leitos de internação pelo SUS
Números do HSFA no tratamento de câncer em Jacareí
O setor de Oncologia do HSFA registrou números expressivos em 2024: foram 1.315 internações, 14.151 consultas, 7.562 sessões de quimioterapia e 291 de radioterapia — mesmo antes da habilitação plena do serviço.