
Caso a manobra ninja da deputada Letícia Aguiar de trocar o PP pelo PL não se complete, ela estará dentro de um cenário complexo: a federação entre o União Brasil e o Progressistas. Vamos dar uma olhada nisso?
Brasil
No cenário nacional, a ligação direta entre União e PP cria um bloco com tempo de sobra na TV, recursos de sobra do fundo partidário e capilaridade, uma palavrinha estranha, mas essencial se um partido sobra em ser grande. O MDB, por exemplo, tem capilaridade, e isso é uma das bases de sua força nacional.
012
A federação União-PP teria dois nomes fortes na região, ambos deputados estaduais: Doutor Élton (União) e Letícia (PP, pelo menos por enquanto). Dr. Elton transita bem entre os partidos e é aliado político do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), que deve se candidatar a deputado federal. Vai dar liga?
Últimas de Código Fonte:
- PSDB tenta ressurgir das cinzas em 2026
- Pitacos aleatórios sobre a sopa de letrinhas que vai encarar 2026
Bolsonaro
Já Letícia transita bem entre os eleitores bolsonaristas e, nesse cenário, teria dois caminhos complicados dentro da federação: tentar a reeleição e esbarrar em Dr. Elton na busca pelo voto conservador em São José dos Campos; ou buscar uma vaga na Câmara Federal e esbarrar em Eduardo Cury (PL).
Curto-circuito
A federação União-PP tem mais um fator complicador: na cidade, o União é presidido por Dr. Elton, enquanto o Progressistas tem como presidente municipal Bruno dos Santos, atual secretário de Manutenção da Cidade no governo Anderson Farias (PSD). Tudo junto e misturado, tem tudo para dar curto-circuito.
Segue o baile…