Escorado em Lula, partido deve repetir os mesmos candidatos a deputado em 2026, em uma cidade cada vez mais conservadora.
Em uma cidade de eleitorado conservador, o PT e outros partidos de esquerda têm um desafio e tanto nas eleições de 2026.
Vamos dar uma olhada nesse cenário?
Ele, sempre ele?
Candidato a prefeito de São José dos Campos em 2020 e 2024, sem sucesso, o ex-vereador Wagner Balieiro não demonstra muito entusiasmo para encarar as urnas no ano que vem — embora seu nome esteja, como sempre, na lista de pré-candidatos. Ele diz que, desta vez, não será candidato. A confirmar…
Elas
Com isso, o PT pode apostar em uma chapa feminina, com as vereadoras Amélia Naomi e Juliana Fraga disputando vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Isso se Juliana permanecer no PT. Como sempre ocorre em tempos de eleição, volta a circular a narrativa de que ela pode migrar para o PDT. Será? Mais uma a ser confirmada mais tarde…
Lula lá
De certo, o PT de São José dos Campos voltou com força às redes sociais, com o ex-prefeito Carlinhos Almeida e Amélia protagonizando uma série de vídeos em que elencam obras do governo Lula na cidade. Um exemplo é a nova Maternidade Municipal e o CER (Centro Especializado de Recuperação), no Bosque dos Eucaliptos, que recebeu R$ 6 milhões do governo federal, por meio do Novo PAC.
Vai dar certo?
Resta saber se a ofensiva pró-Lula vai encontrar eco em São José dos Campos, uma cidade que tem se tornado cada vez mais conservadora, segundo o mapa eleitoral dos últimos pleitos. Exagero? Longe disso. Pesquisa recente do jornal OVALE mostra que a maioria do eleitorado joseense defende a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, critica o governo Lula e é contrária à prisão de Jair Bolsonaro.
Segue o baile…
Leia mais na coluna Código Fonte:
PSD está feliz igual a pinto no lixo. Mas, sempre tem um “mas”…