O artista plástico Felipe Rezende, o IFI (apelido resultado de onomatopeia da pronúncia rápida de Felipe, desde os tempos de colégio), transfere e abre seu ateliê em uma cena urbana de Taubaté.
Inaugura nesta sexta-feira (30) seu IFILAB Open Studio para que o público possa ter um contato mais direto com sua variada obra.
A proposta ocupa o Ombú Plaza Mall, com uma programação “intensa” e gratuita, reunindo exposição de obras inéditas, oficinas de arte urbana, exibições audiovisuais, performances ao vivo e venda de peças autorais.
Arquiteto de formação, IFI é estudioso da arte urbana. Não só estudioso, é “praticante”, sempre procurando paredes para se expressar.
Já fez mais de 100 murais, em 15 cidades, entre elas Pindamonhangaba, Caçapava, Campos do Jordão (IFI é jordanense), Taubaté e São José dos Campos. Tem também experiência internacional.
Elétrica, em São José
IFI pintou “Elétrica” em outubro de 2024, justamente um mural na loja Universo Iluminação, na rua Inconfidência, Jardim São Dimas, em São José dos Campos.
Na vizinhança, o bravo Teatro Marcelo Denny, que estimula o debate de todas as artes e foi responsável pelo convite a IFI, durante a mostra Multilinguagens. Resiliente, IFI declara-se confiante no poder civilizatório da arte.
Ao repórter Rodrigo Almeida, do portal spriomais, que acompanhou a evolução de “Elétrica”, o artista relacionou a arte urbana dos murais a uma galeria a céu aberto, beleza ao alcance de mais olhares.
Seu auxiliar no projeto, Reginaldo BK, apontou como as intervenções nas paredes democratizam a arte. Quanta gente tem condições de ir a um museu?
Inquieto, o muralista está mergulhado agora em estudos e obras com impressão digital, 3D; testa novos materiais. E é assim que vai se apresentar, com novidades. Obras pensadas na casa-ateliê ao lado do Mercadão de Taubaté, mas que agora se expandem em nome da interação.
Com mais de uma década de atuação nas artes visuais, IFI vai apresentar uma seleção de trabalhos marcados por uma forte estética urbana e pela sensibilidade na representação da experiência humana.
Serviço
A programação inclui oficinas às terças-feiras à noite, pinturas ao vivo, art talks, exibição de documentários com debate, além de experiências como o Custom Day e a intervenção “Arte nas Mesas”, que transforma o espaço gastronômico do mall em uma extensão artística da galeria.
O IFILAB Open Studio vai funcionar de quinta a domingo, das 14h às 22h, com entrada gratuita e atividades abertas ao público.
Programação destacada:
- 30/05 (sexta) – Início da programação oficial;
- Domingos – Intervenção “Arte nas Mesas” (14h às 17h);
- 03/06 (terça) – Art Talk com IFI (19h às 21h);
- Sábados – Bate-papo ao vivo com artistas convidados;
- 24/06 (terça) – Cine Docs + debate (15h às 17h);
- 29/06 (domingo) – Encerramento especial com atividades das 17h às 21h,
IFILAB Open Studio – Taubaté
- 📍 Ombú Plaza Mall – Av. da Saudade, 150 – Taubaté/SP
- 📅 De 30 de maio a 29 de junho de 2025
- 🕒 Quinta a domingo, das 14h às 22h | Oficinas às terças à noite
- 🎟 Entrada gratuita
- 🔗 Mais informações: http://www.ifiart.com
Mais de Da Janela do Helbor: Urban sketchers: a arte de capturar as paisagens de todas as naturezas