Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref Taubaté – Taubapet Pref Taubaté – Taubapet

    Você está em:Início » Leitura na Pracinha leva Jean Galvão para conversar com crianças sobre quadrinhos em SJC
    Cultura

    Leitura na Pracinha leva Jean Galvão para conversar com crianças sobre quadrinhos em SJC

    Projeto promove "biblioteca ao ar livre" para o público infantil em espaços públicos da cidade; saiba mais
    28 de maio de 2025Updated:29 de maio de 2025Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Leitura na Pracinha: Jean Galvão fala sobre HQs em SJC
    Projeto Leitura na Pracinha promove leitura para crianças em praças e espaços públicos de SJC (Crédito: Arquivo pessoal)

    O projeto Leitura na Pracinha, que estimula crianças na prática da leitura em praças de São José dos Campos, estará na Área Verde do Bosque dos Eucaliptos, neste sábado (31), a partir das 14h.

    O encontro, gratuito e aberto ao público receberá o cartunista da Folha de S. Paulo, Jean Galvão, para um bate-papo especial sobre desenho, quadrinhos e livros. Além de Jean, a tarde literária contará com a participação das escritoras Marília Santos Ribeiro e Yolanda Soares, e da ilustradora Paula Cavalari, que vão contar histórias e falar sobre seus processos criativos.

    O projeto Leitura na Pracinha nasceu do sonho de uma garotinha de apenas 7 anos. Maria Eva de Abreu Sardinha, filha de um jornalista e de uma professora, guarda em sua casa um verdadeiro tesouro literário: são quase mil livros e gibis.

    Ela queria criar uma biblioteca comunitária, com direito até a carteirinha para todas as crianças do bairro. Colocar essa ideia em prática seria um grande desafio para a família, pois não haveria espaço suficiente em casa.

    “Foi assim que decidimos levar os seus livros para pracinhas, parques e áreas verdes da cidade. Tudo à disposição, em exposição, para quem quiser ler ou conhecer o mundo dos livros” , explicou Grazielle Abreu, mãe de Maria Eva.

    A união entre pai, mãe, tias e primos de Maria, com convidados especiais, têm feito com que a cada mês o encontro aconteça em uma praça diferente da cidade, com contação de histórias, bate-papos e brincadeira. Essa será a segunda edição.

    Os primos Isabella (9 anos), Maria Eva (7 anos) e Antônio (8 anos) são os voluntários-mirins no Leitura na Pracinha em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
    (Crédito: Arquivo pessoal)

    Em um tempo em que as telas têm ocupado cada vez mais o lugar dos livros, projetos como o Leitura na Pracinha tornam-se essenciais.

    Jean Galvão, que começou a desenhar ainda na infância, em São José dos Campos, reforça essa importância:

    “Há estudos que comprovam que o impresso retém mais a atenção e a compreensão do leitor do que uma tela, seja ela qual for. Então acho bacana o contato das crianças não só com a história dos livros, mas com o livro em si, com o objeto livro. O tamanho que ele tem, o peso que ele tem, o cheiro que ele tem… Enfim, tudo que um livro é. Não deixa de ser uma tecnologia incrível: o simples fato de você ter um objeto com palavras e desenhos impressos, em que você vira as páginas e uma história inteira é contada. O livro nunca vai morrer.”

    Com uma carreira marcada por três prêmios Vladimir Herzog — que homenageiam profissionais que atuam em defesa da democracia, da paz, da justiça e dos direitos humanos — Jean também já publicou em revistas como Veja e Superinteressante, além de lançar livros de cartuns, inclusive voltados ao público infantil.

    Em entrevista ao portal spriomais, ele revelou que a rua foi seu primeiro caderno (confira a matéria aqui). Quem sabe, depois do bate-papo com o cartunista, ela não se torne também o caderno de muitas outras crianças?

    Leia mais: Lobão faz show ‘Luau Indoor’ em SJC no mês de junho

    Cassiano Ricardo, o poeta da educação e da tecnologia

    crianças desenhos jean galvao leitura na pracinha quadrinhos
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias Anteriorestalkmais #188: Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos
    Próxima Notícia Briga entre alunos acaba na delegacia em Guaratinguetá

    Notícias Relacionadas

    Torneio de queda de braço terá 20 dias de competições em São José dos Campos

    19 de julho de 2026

    ‘Falta conteúdo brasileiro que fale da nossa cultura e valores’, diz voz da Celeste em Castelo Rá-Tim-Bum

    Autor: Gabriel Blois Moreira17 de julho de 2026

    ‘Já me esqueceram dentro da árvore algumas vezes’, diz voz da Celeste em Castelo Rá-Tim-Bum

    Autor: Gabriel Blois Moreira16 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Caraguatatuba – Festival do Camarão




    Unitau


    Pref Taubaté – Taubapet Pref Taubaté – Taubapet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.