A partir de 1º de junho, brasileiros poderão viajar para a China sem a necessidade de visto, desde que a estadia não ultrapasse 30 dias.
A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (15) pelo governo chinês e vale para viagens de turismo, negócios, visita a parentes e amigos, intercâmbio ou até mesmo para quem estiver em trânsito pelo país.
Além do Brasil, a medida também beneficia cidadãos de Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A isenção será válida inicialmente até 31 de maio de 2026, em caráter experimental. Após esse período, o governo chinês avaliará se a política será prorrogada ou modificada.
A iniciativa faz parte de um esforço da China para estreitar os laços com países da América Latina e se aproximar de economias estratégicas no continente.
Confira: Turismo de experiência: nova tendência para viajar em 2025
O anúncio oficial veio dois dias depois de o presidente Xi Jinping antecipar a medida durante a abertura do Fórum China-Celac, em Pequim — evento que reuniu líderes da América Latina e do Caribe, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).