
A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 1.624 doses de vacinas durante o Dia D de imunização neste sábado (10), realizado em 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve espalhadas pela cidade. A maior parte das doses — 1.144 — foi contra a gripe (influenza), foco principal da ação.
Apesar do esforço, os números da campanha seguem abaixo do esperado. Até a última sexta-feira (9), apenas 23,14% do público-alvo havia sido vacinado contra a influenza, o equivalente a 69.790 pessoas de um total estimado de 301.585 moradores.
O Dia D aconteceu das 9h30 às 14h30, com atendimento em unidades em todas as regiões da cidade. Além da dose contra a gripe, foram oferecidas vacinas de rotina para atualização do esquema vacinal da população.
Campanha continua
A campanha de vacinação contra a gripe começou de forma antecipada no dia 1º de abril e seguirá durante todo o mês de maio, segundo a Prefeitura.
Ao todo, 50 pontos de imunização estão disponíveis na cidade, incluindo 40 UBSs, 5 USFs, o Colégio Tableau (com funcionamento noturno, das 19h às 21h30) e as quatro Casas do Idoso, que atendem exclusivamente pessoas com mais de 60 anos.
A vacina é considerada a principal forma de prevenção contra o vírus influenza, ajudando a evitar complicações e agravamentos da doença.
A Prefeitura reforça a importância da imunização, especialmente entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.
Outras medidas de prevenção
Além da vacinação, o município recomenda cuidados complementares para reduzir os riscos de infecção:
- Higienizar frequentemente as mãos e objetos de uso comum;
- Manter os ambientes ventilados;
- Hidratar-se bem e consumir alimentos saudáveis;
- Evitar acúmulo de poeira e mofo em casa.