
Aos 39 anos, Rodrigo Cordeiro da Silva vai recomeçar. Depois de anos vivendo em situação de rua e acolhido pela Prefeitura de Taubaté, ele embarca nesta terça-feira (29) para Patos, na Paraíba, onde reencontrará a mãe, Maria do Socorro, localizada após um extenso trabalho da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.
Rodrigo foi encontrado pelas equipes sociais nas imediações do Pronto-Socorro Municipal. O primeiro registro de abordagem a ele é de 2018.
Sem documentos e com poucas memórias — lembrava apenas seu primeiro nome e o da mãe —, ele não criava vínculos e, mesmo acolhido, voltava com frequência para as ruas.
Segundo a Prefeitura, com o acompanhamento constante dos profissionais do abrigo, Rodrigo passou a permanecer mais tempo no local e foi então encaminhado ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial), onde recebeu diagnóstico de comprometimento na saúde mental e iniciou tratamento com medicação.
Você pode gostar de ler: Apaixonado por carros, pequeno Gabriel visita grande museu
O reencontro com a família começou a se desenhar quando Rodrigo mencionou um endereço antigo em São José dos Campos.
A partir dessa informação, a equipe conseguiu identificar o nome completo de sua mãe. Com apoio de redes de assistência social e de saúde de outros municípios, Maria do Socorro foi localizada em Patos.
Ao ser informada sobre Rodrigo, ela se emocionou: “Pensava que meu filho já não estivesse mais vivo. Assim como vocês estão entregando o meu, espero que possam entregar os demais também”.
Rodrigo embarca para a Paraíba às 14h desta terça-feira (29), acompanhado por um servidor municipal.
O caso é um dos resultados do trabalho contínuo de abordagem, acolhimento e reintegração familiar realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.
A secretaria fica localizada na Praça Felix Guisard, n° 11, no Centro (Prédio da CTI). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h. O telefone para contato é (12) 3621-6048