O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ter sido submetido a uma cirurgia de 12 horas para tratar uma suboclusão intestinal.
Em publicação no Instagram neste domingo (20), Bolsonaro afirmou que seu estado de saúde é estável e que a resposta clínica tem sido considerada positiva pelos médicos.
“Sigo internado na UTI do Hospital DF Star, ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos”, escreveu o ex-presidente.
Na postagem, Bolsonaro detalhou que ainda não está se alimentando por via oral, recebendo nutrição intravenosa, e realiza sessões diárias intensas de fisioterapia para acelerar a recuperação.
Ele também mencionou que, na manhã deste domingo, foi retirado o curativo da área dos pontos centrais para limpeza e avaliação, além da remoção de um dreno na lateral esquerda do abdômen.
“Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio. Elas fazem diferença”, disse o ex-presidente na publicação. Apesar da evolução de seu quadro, Bolsonaro ainda não tem previsão de alta.
A cirurgia, realizada no dia 13 de abril, foi necessária devido a complicações decorrentes de cirurgias anteriores relacionadas ao atentado que Bolsonaro sofreu em 2018.
Segundo os médicos, a operação envolveu a liberação de aderências intestinais e a reconstrução da parede abdominal. O procedimento foi considerado complexo, mas ocorreu sem maiores problemas.