O Sesc Taubaté inaugura no próximo dia 26 de abril novas instalações que ampliarão as programações culturais, artísticas e sociais.
A partir das 10h, a unidade lança seu novo teatro, um palco externo, quatro clínicas odontológicas e uma comedoria que juntos somam mais de 23 mil m² de área construída.
O projeto conta com equipamentos de alta tecnologia, paisagismo e total acessibilidade para pessoas com deficiência. Toda a estrutura foi apresentada à imprensa, influenciadores e artistas em evento nesta terça-feira (15).
“Aqui era uma unidade muito antiga, onde faltavam alguns equipamentos e projetos, então a administração central entendeu que o Sesc Taubaté precisava desse investimento, na reforma que já estava prevista”, explicou Maurício Del Nero, gerente adjunto do Sesc.
Novo teatro tem dupla de boca de cena e 255 lugares (Créditos: Poliana Vitorino/portal spriomais)
Para comemorar com o público, o Sesc preparou uma programação especial com mais de 50 atividades entre sábado (26) e domingo (27).
Entre os destaques estão um show do cantor Seu Jorge e um monólogo com o ator Othon Bastos, que tem no currículo trabalhos em filmes como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “Bicho de Sete Cabeças” (2000), além de novelas como “Roque Santeiro” (1985) e “A Força do Querer” (2017).
Confira abaixo mais da programação:
Música
A voz da Nossa Terra – 26 de abril (sábado), às 10h, no teatro
Em 2025, é celebrado o centenário de nascimento de Inezita Barroso (1925-2015), cantora, apresentadora e folclorista, que teve papel fundamental na cultura brasileira.
Para homenageá-la, o violeiro e contador de causos Paulo Freire se une à violeira e cantora Adriana Farias e à Orquestra Paulistana de Viola Caipira para esta apresentação que vai relembrar a sua trajetória e suas músicas inesquecíveis.
Seu Jorge, com o show “Baile à la Baiana” – 27 de abril (domingo), às 19h, no palco externo
Um dos artistas mais versáteis e criativos do país, o cantor Seu Jorge apresenta sucessos e músicas de seu álbum recém-lançado, “Baile à la Baiana”, que propõe uma celebração musical da riqueza cultural do Brasil.
Funk, black music e soul se mesclam a ritmos vibrantes da Bahia, como o semba, que tem origem angolana, e a chula, gênero popular do Recôncavo Baiano, resultando em uma sonoridade única, do regional com o afropop.
Retirada presencial de ingressos a partir das 10h do dia 27 (até 2 ingressos por pessoa).
Palhaços Quase Músicos – 26 de abril (sábado), às 10h, na entrada do Sesc
Cinco palhaços excêntricos e musicais dão as boas-vindas ao público tocando escaleta, flautas doce e transversal, e até um serrote.
O espetáculo da trupe Circo Navegador mistura tradição e contemporaneidade, unindo a palhaçada típica dos circos brasileiros com a invenção e a sonoridade de instrumentos conhecidos e outros inusitados, despertando a curiosidade dos espectadores, sempre com muito humor.
“Não Me Entrego, não!”, com Othon Bastos – 26 de abril (sábado), às 19h, no teatro
Neste monólogo premiado, o ator Othon Bastos, de 91 anos e mais de 70 de carreira, passa por histórias divertidas e dramáticas, criando um mural sobre amor, trabalho, teatro, cinema e política.
Com citações e referências a grandes autores da dramaturgia, o espetáculo se estabelece como uma reflexão sobre a vida e a resiliência, uma ode ao enfrentamento dos obstáculos que se apresentam na existência humana.
Retirada presencial de ingressos a partir das 14h do dia 26 (até 2 ingressos por pessoa).
Impressão com caneta 3D – 26 de abril (sábado), às 12h, no espaço de tecnologia e artes
Oficina aberta para todas as idades que explora a fabricação digital através de uma vivência simples com a caneta 3D, tecnologia que vem revolucionando a criação artística.
Com esse dispositivo, é possível criar pequenos objetos em três dimensões e o que mais a imaginação puder pensar. No decorrer dessa oficina, uma impressora 3D também vai demonstrar a fabricação de objetos mais complexos.
Esporte e gastronomia
Natação com Clodoaldo Silva – 26 de abril (sábado), às 12h, na piscina
Bate-papo e vivência de natação com o atleta paralímpico Clodoaldo Silva. Conhecido como Tubarão das Piscinas, ele nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores.
Em sua carreira, acumulou 14 medalhas paralímpicas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes), em um total de mais de 700 medalhas. Ele foi o responsável por acender a Pira Paralímpica nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016.
Feira com produtores regionais – 26 de abril (sábado), a partir das 12h, e 27 (domingo), a partir das 10h, no viveiro
No evento, será possível conhecer um conjunto de iniciativas socioambientais, culturais e artísticas dos Vales do Paraíba, Serra da Mantiqueira e região, que atuam com produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais.
Aula aberta de futevôlei – 27 de abril (domingo), das 10h30 às 13h30, na quadra
A aula ensina os princípios básicos de um dos esportes mais populares do momento, o futevôlei, em que as duplas de jogadores não usam os braços, mas fazem passes principalmente com os pés, coxas, ombros e até a cabeça, para passar a bola no campo adversário por cima da rede.
A atividade é realizada por Wander Zarbietti, professor e coordenador técnico de futevôlei no Vale Beach Clube, São Paulinho e Arena Nova América.
“Cozinhar é PANC: Delícias surpreendentes”, com Neide Rigo – 26 de abril (sábado), às 12h30, 13h e 13h30, no viveiro
Oficina em que os participantes aprendem uma receita de pão com PANC (plantas alimentícias não convencionais), que serão colhidas na floresta comestível do Sesc Taubaté.
Uma das grandes divulgadoras do uso desse tipo de planta no país, a pesquisadora e escritora Neide Rigo vai conduzir o público por essa aventura de novos sabores que enriquecem a alimentação de forma saudável e sustentável.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site do Sesc Taubaté.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.