
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) vai retomar neste mês de abril a realização de ecocardiogramas para pacientes da lista de espera municipal.
O serviço estava suspenso desde 2023. Antes da paralisação, apenas 77 procedimentos eram realizados por mês, e os exames eram restritos a pacientes internados na unidade.
Com a retomada, a Secretaria de Saúde de Taubaté prevê oferecer cerca de 160 agendamentos mensais, feitos por meio da Central de Vagas, responsável pela gestão da lista de espera municipal.
Veja também: Taubaté terá um Oba Hortifruti no bairro Quiririm
Ampliação dos exames
Nos primeiros três meses de 2025, o HMUT realizou 29.881 exames complementares, que incluem análises laboratoriais, exames de anatomia patológica e citopatológica, radiologia, ultrassonografia, endoscopias, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, tococardiogramas e audiometrias.
Para reduzir as filas de espera, o hospital também iniciou, no último dia 17, um mutirão para atender 400 pacientes que aguardam exames de tomografia. Com 20 agendamentos semanais, a expectativa é zerar a fila em aproximadamente um mês.
O mutirão de ultrassonografia, que começou em 31 de janeiro, segue em andamento. Até o momento, mais de 800 pessoas já realizaram exames de ultrassom de mama, abdômen total e transvaginal.
No entanto, a Secretaria de Saúde alerta para um alto índice de faltas aos exames agendados, o que compromete a agilidade no atendimento.