21 de maio de 2025
São José dos Campos 16° C
Tempo limpo
Dollar R$ 5,670
21/05
SJC 16° C
R$ 5,670





Da janela do Helbor

Engenheiro do ITA, que ‘apimentou’ a cultura de São José dos Campos, agora produz vinhos no Sul da França

Redação spriomais • 29/03/2025, às 15:13

Engenheiro do ITA, que 'apimentou' a cultura de São José dos Campos, agora produz vinhos no Sul da França
(Créditos: Reprodução/Brasil de Vinhos)

O engenheiro-vitivinicultor Paulo Almeida e sua mulher, a cineasta Laura Rebessi, voltam ao Brasil em junho para lançar os vinhos que produzem em Calce, na região vinícola de Languedoc-Roussillon, no Sul da França.

O casal faz o manejo sustentável de 6,5 hectares de solos calcários e xistosos, característicos da área, criando também, com suas videiras, paisagens de natureza estética.

As vinhas que adquiriram têm mais de 70 anos. A bodega estava sem funcionar desde 1930. Cultivam as cepas Macabeo, Grenache Blanc, Gris e Noir, Syrah e Muscat Petit Grains. Seus vinhos são produzidos com leveduras naturais e há um mínimo de intervenção. Entretanto, não são radicais, pois estudam os limites dos processos. A primeira safra é de 2019.

A minúscula vila de Calce tem cerca de 200 habitantes, entre eles o casal de brasileiros e trabalhadores de vinícolas irmãs, corajosos na dinâmica da agricultura orgânica. Cerca de 10% dos produtores franceses já se engajaram na lida natural, disse Paulo ao site Brasil de Vinhos.

O ex-engenheiro da Embraer, fora de seu dia a dia de viagens na poltrona de aviões, agora pode ser visto com os pés na terra em Calce, arando com a ajuda de um cavalo — uma imagem bastante simbólica da viticultura natural —, colhendo uvas e empenhado em outras tarefas da vida no campo.

O casal tem preocupações autênticas com a sustentabilidade da produção e com a cadeia saudável da alimentação.

L’Étranger, alegoria da liberdade

A vinícola criada depois da cidadania francesa (Paulo chegou a trabalhar pela Embraer na França, e Laura fez seu mestrado em Cinema por lá) recebeu o nome de L’Étranger Vins, em alusão cult ao filósofo e escritor Albert Camus, autor do clássico “O Estrangeiro”, uma “alegoria da liberdade”.

A cultura sempre esteve na veia do casal, cultivada como plantas em São José dos Campos. Interesse que não passa despercebido: deram nomes de filmes preferidos a seus vinhos, como Porco Rosso (Syrah), Fahrenheit (Grenache Noir e Syrah) e Babel (Grenache Blanc e Gris).

O público poderá degustar dois tintos e um branco da L’Étranger no dia 8 de junho, no Salão Primeira Taça, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação será nos dias 21 e 22 de junho, na Feira Naturebas.

(Créditos: Reprodução/Instagram)

ITA, RUSD e Ponto Pimenta

Paulo Almeida desembarcou em São José dos Campos em 1988 para cursar o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Não demorou a integrar a RUSD (Rádio Universitária Santos Dumont), experiência de comunicação pioneira no país.

Primeiro, organizou e catalogou o acervo de vinis; depois, passou a integrar a coordenação. A rádio transmitia muita música, entrevistas, cobria eventos ao vivo e acompanhava o andamento cultural da escola e da cidade.

“Tínhamos, em 1989, 12 horas de programação todos os dias da semana (…) Durante os seis anos que passei no ITA, a RUSD era um centro de efervescência cultural dentro do H8 [o alojamento dos estudantes]”, escreveu Paulo em depoimento ao jornal O Suplemento, órgão da AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA).

Em 1999, Paulo entrou no curso de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), “abrindo outra janela de conhecimento e pensamento”.

Alguns anos se passaram e ele voltou a São José para um posto na Embraer. Veio com a mulher cineasta, que havia trabalhado no Centro Cultural do Banco do Brasil. Culturalmente inquietos e cinéfilos de carteirinha, criaram um cineclube-café, o CinePlural, que esteve aberto entre 2005 e 2006.

Paulo disse a O Suplemento que tem orgulho de ter mostrado o cinema de arte aos joseenses. Integraram também o então Instituto Magneto Cultural, voltado à produção e difusão de obras audiovisuais. A experiência durou pouco.

Por fim, em 2007, idealizaram o Ponto Pimenta, com sede no Jardim Bethânia, talvez o projeto mais audacioso: um espaço independente, autogerido, com o objetivo de azeitar a cadeia artista/obra/público.

No menu do Ponto Pimenta estavam artes plásticas e visuais, música, humanidades, fotografia e artes do corpo. “Eles agitavam o ambiente cultural da cidade”, lembra a artista joseense Pitiu Bomfin.

O ciclo se fechou com uma parceria entre o Ponto Pimenta e o CASD (Centro Acadêmico Santos Dumont), do ITA, justamente onde tudo começou.

“Atuar em cultura e arte é mudar o mundo em que vivemos, é criar outros horizontes de pensamento, é humanizar os duros números e valores da Engenharia.”

Isso parece valer também quando se trabalha com sustentabilidade na produção de vinhos naturais.

P.S. Veja a reportagem completa no site Brasil de Vinhos.

Outras boas leituras de Da Janela do Helbor:



* A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

José Guilherme Ferreira

José Guilherme Ferreira

Escritor, jornalista e editor, José Guilherme Rodrigues Ferreira é formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi editor-chefe do Diário do Comércio e participou de equipes nas redações da TV Globo, Agência Estado, Agência Folha, Jornal da Tarde e Globo Rural. É autor de Vinhos no Mar Azul, agraciado em 2009 com o Gourmand World Cookbook Awards, e de O Almofariz de Deméter.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade















+ noticias

Cidades

Santaninha: escola centenária de São José recebe certificação 5.0

Emefi Santana do Paraíba celebra 105 anos com modernização, nova estrutura e reconhecimento inédito na rede municipal (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

Em …

2 dias atrás
Cidades

Incêndio em garagem destrói 17 ônibus em Caraguá

Incêndio queimou 17 ônibus em garagem no Porto Novo em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)

Um incêndio na garagem de uma empresa …

2 dias atrás
Cidades

Balão cai em condomínio no centro de Taubaté

Balão caiu dentro de condomínio no centro de Taubaté (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Taubaté)

Um balão caiu em um condomínio após …

2 dias atrás
Branded, Polícia

São José reduz 91,16% o número de roubo de veículos

As ações recorrentes do São José Unida refletem o compromisso das forças de segurança e da prefeitura em manter a …

3 dias atrás
Cidades

Governo de SP vai fazer audiências públicas para apresentar projeto de concessão da Estrada de Ferro

Projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão será apresentado em duas audiências públicas (Crédito: Divulgação/ Governo …

3 dias atrás
Cidades

Meia Maratona interdita vias em SJC neste domingo (18)

Meia Maratona irá interditar quatro dias em SJC; confira quais (Crédito: Divulgação/ Avatar)

A Meia Maratona de São José dos Campos …

4 dias atrás
Cidades

Homem morre após sofrer choque elétrico e cair de telhado em Jacareí

Homem morreu por choque elétrico no cenro de Jacareí (Crédito: Reprodução/ Maps)

Um homem de 36 anos morreu na manhã deste …

4 dias atrás
Branded, Cidades

Campanha do Imposto Solidário prossegue até 30 de maio

As doações serão destinadas para projetos voltados aos idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)

Quer participar …

4 dias atrás
Cidades

Prefeitura planeja construir praça contemplativa em área de presídio desativado no centro de SJC

Presídio feminino na Travessa Francisco Almada, no centro de SJC, poderá dar lugar a uma praça (Crédito: Reprodução/ Maps)

A Prefeitura …

5 dias atrás
Esporte

Casemiro admite possível retorno à Seleção e cita papo com Ancelotti

(Créditos: Reprodução/Internet)

Em entrevista exclusiva à ESPN, conduzida pelo jornalista João Castelo Branco, o volante Casemiro, do Manchester United, admitiu que …

5 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados