
Há poucos dias, Montevidéu foi palco de um evento de grande importância política e diplomática: a posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, representante da frente de centro-esquerda, eleito com 49,8% dos votos.
Um detalhe curioso conecta a cerimônia à São José dos Campos. A segurança do evento, realizado no dia 1° de março, contou com tecnologia de ponta desenvolvida por uma empresa da cidade: a Advanced Technologies Security & Defense (ADTECH SD), com sede no bairro Chácaras Reunidas.
Especializada em soluções para segurança e defesa, a ADTECH foi uma das responsáveis por garantir a integridade dos convidados para a posse, entre eles autoridades como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o presidente da Bolivia, Luis Arce.

Certificada pelo Ministério da Defesa do Brasil, a empresa levou um conjunto de equipamentos de alta tecnologia para garantir a vigilância e proteção do evento.
Bruno Cunha, diretor executivo da ADTECH, detalhou como o trabalho foi estruturado:
“Utilizamos nossos sistemas ATALAIA, um radar ativo de monitoramento de drones e alvos terrestres em movimento; o anti-drones SIMAD, que impediu a aproximação de qualquer drone não autorizado; e nosso drone de alta performance HARPIA, que realizou o monitoramento da área com uma distância segura”, explicou.
Leia mais:
- Carlos Nobre recorda como surgiu interesse pela Amazônia: ‘Brigadeiro Paulo Victor fez algo belíssimo’
- Evento gratuito de ciência para estudantes será realizado em SJC
Sobre Yamandú Orsi, o novo presidente do Uruguai
Yamandú Orsi, de 57 anos, nasceu em Canelones, Uruguai, e tem uma trajetória marcada pelo envolvimento com a educação e a política.
Formado como professor de História, lecionou por mais de uma década antes de ingressar na vida pública.
Sua militância começou no Frente Amplio, coalizão de esquerda, onde se destacou inicialmente na Vertiente Artiguista e depois no Movimento de Participação Popular (MPP).
Sua carreira política ganhou projeção quando atuou como secretário-geral da Intendência de Canelones por dois mandatos (2005-2015), antes de ser eleito prefeito do departamento em 2015 e reeleito em 2020 com ampla maioria dos votos.
Durante sua gestão, deu prioridade ao apoio a pequenos produtores, inclusão social, esportes e preservação ambiental.
Disputa pela presidência
Com grande popularidade, Orsi renunciou à Prefeitura em fevereiro de 2024 para disputar a presidência, contando com uma aprovação de 70% da população local.
Ele venceu as primárias da coalizão de centro-esquerda Frente Ampla em junho de 2024 e escolheu como vice Carolina Cosse, ex-prefeita de Montevidéu.
A chapa de Orsi foi eleita no final de novembro do ano passado após derrotar o candidato de centro-direita Álvaro Delgado.