Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Taubaté Top

    Você está em:Início » Os desafios na formação de professores
    Educação Conectada

    Os desafios na formação de professores

    18 de fevereiro de 2025Nenhum comentário6 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Nos últimos anos, o cenário educacional tem passado por transformações significativas. As metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, ganharam destaque como uma resposta à necessidade de formar indivíduos mais críticos, criativos e preparados para os desafios do século XXI.

    No entanto, enquanto essas abordagens prometem revolucionar a sala de aula, minha experiência na formação de professores revela que implementá-las não é tão simples quanto parece.

    O caminho está repleto de desafios, especialmente quando falamos da mudança de mindset dos educadores e da ausência de programas de sustentabilidade nas escolas para apoiar essa transição.

    Formação de professores em metodologias ativas é um desafio atual
    (Créditos: PUCPR)

    A dificuldade de mudar o mindset

    Quando comecei a trabalhar com formação de professores em metodologias ativas, logo percebi que o maior obstáculo não era ensinar técnicas ou ferramentas, mas sim desconstruir crenças enraizadas sobre o papel do professor e a dinâmica da sala de aula.

    Muitos docentes cresceram em um sistema tradicional, onde o professor sempre foi visto como o detentor do conhecimento e a figura central do processo de ensino e aprendizagem.

    Essa visão, embora ainda presente em muitas escolas, entra em conflito com as premissas das metodologias ativas, que enfatizam a autonomia do aluno, a colaboração e a experimentação prática.

    Durante as formações, é comum ouvir frases como: “Mas se eu não explicar tudo, eles não vão aprender” ou “Como vou garantir que todos entendam se não for eu quem vai falar?”, ou ainda “Mas então como vou garantir que aprendam?”.

    Essas perguntas refletem uma insegurança natural diante de uma nova abordagem, mas também evidenciam a resistência ao abandono do controle absoluto sobre o ambiente de aprendizagem.

    Para muitos professores, abrir mão desse posicionamento na sala de aula pode parecer um risco desnecessário, especialmente em contextos em que o tempo de aula é curto e as pressões por resultados são altas.

    Além disso, a mudança de mindset exige mais do que treinamentos pontuais. É necessário um processo contínuo de reflexão, prática e feedback. Infelizmente, muitas escolas subestimam essa dimensão e tratam a formação como um evento isolado, sem criar oportunidades para que os professores possam internalizar e adaptar essas novas práticas ao seu cotidiano.

    Entre no grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp

    A falta de sustentabilidade nas escolas

    Outro grande desafio que enfrentei ao longo dessa jornada foi a ausência de programas de sustentabilidade dentro das escolas para apoiar os professores na implementação das metodologias ativas. Não basta capacitar os educadores; é preciso oferecer condições estruturais e pedagógicas para que eles consigam aplicar o que aprenderam.

    Muitas vezes, os professores saem das formações motivados, cheios de ideias e estratégias para tornar suas aulas mais dinâmicas e “mão na massa”. No entanto, ao retornarem às suas salas de aula, deparam-se com realidades que dificultam ou mesmo inviabilizam a execução desses planos.

    Falta de recursos materiais, turmas superlotadas, currículos engessados e avaliações tradicionais são apenas alguns dos obstáculos que encontram pelo caminho.

    Por exemplo, imagine um professor que deseja implementar uma atividade prática de resolução de problemas em grupo, mas não dispõe de espaço físico adequado ou de materiais suficientes para todos os alunos, ou até mesmo, se sente inseguro em começar a mudar sua metodologia de aula sem um suporte adequado.

    Imagina ainda aquele que quer adotar projetos interdisciplinares, mas enfrenta resistência da coordenação porque isso “desvia” do conteúdo programático oficial. Sem um suporte institucional consistente, esses professores acabam desmotivados e voltam aos métodos convencionais, frustrados pela impossibilidade de avançar.

    Assim é de extrema importância a escola ou instituição de ensino ter programas de sustentabilidade da inovação na educação. Uma escola que realmente deseja promover mudanças deve investir em infraestrutura, flexibilização curricular e acompanhamento pedagógico contínuo.

    Isso inclui fornecer recursos tecnológicos e materiais, criar horários específicos para planejamento colaborativo entre professores e estabelecer canais de diálogo abertos entre equipe docente e gestão escolar.

    Além disso, é fundamental repensar os modelos de avaliação, alinhando-os aos objetivos das metodologias ativas e valorizando competências além do conteúdo acadêmico.

    Experiências transformadoras

    Apesar dos desafios, tive a oportunidade de testemunhar momentos de transformação que me fazem acreditar no potencial dessa jornada.

    Em uma escola parceira, conseguimos implementar um programa piloto de formação continuada, combinando workshops mensais com observação de aulas e rodas de conversa entre os professores.

    O diferencial foi o envolvimento direto da gestão escolar, que disponibilizou tempo e recursos para que os docentes pudessem experimentar novas práticas sem medo de fracassar.

    Leia mais: Bom sono, alimentação e esporte: a fórmula de ouro para os estudos é conhecida por todos, mas precisa ser lembrada

    Um caso marcante foi o de uma professora de ciências que, inicialmente, relutava em abandonar as aulas expositivas. Após várias sessões de formação e trocas com colegas, ela decidiu tentar um projeto experimental em que os alunos construíram protótipos de energia renovável usando materiais recicláveis.

    O resultado foi surpreendente: os estudantes não só demonstraram maior interesse pelo conteúdo, como também desenvolveram habilidades de trabalho em equipe e solução de problemas. Ao final do projeto, a própria professora admitiu que nunca havia visto seus alunos tão engajados e que aquela experiência mudou sua percepção sobre o papel dela na sala de aula.

    O que me motiva

    Formar professores em metodologias ativas é uma tarefa desafiadora, mas extremamente recompensadora. Ela exige paciência, empatia e uma compreensão profunda dos obstáculos que os educadores enfrentam no dia a dia.

    A mudança de mindset é um processo gradual que demanda apoio constante, e a falta de programas de sustentabilidade nas escolas pode ser um entrave significativo para a implementação efetiva dessas práticas.

    No entanto, quando as condições são favoráveis e há um compromisso genuíno por parte de toda a comunidade escolar, as metodologias ativas têm o poder de transformar não apenas a forma como ensinamos, mas também a maneira como os alunos se relacionam com o conhecimento.

    Como educadores e formadores, nosso papel é continuar lutando por essas mudanças, defendendo políticas e práticas que coloquem o aprendizado ativo e significativo no centro da educação.

    Minha opinião: O futuro que queremos construir começa hoje, nas pequenas e grandes decisões que tomamos dentro e fora da sala de aula. É preciso inovar, mas é preciso fundamentalmente acreditar que é possível!

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    X

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresO mistério do jabuti achado sob o piso da cozinha no Tocantins
    Próxima Notícia Ricaços pagam até R$ 32 mil para voar de helicóptero ao Litoral Norte e fugir do trânsito no Carnaval

    Notícias Relacionadas

    Educação inclusiva não é utopia. É direito

    27 de agosto de 2025

    Inclusão: seu filho está recebendo o apoio que merece na escola?

    22 de julho de 2025

    Nova resolução do EaD atinge milhares de estudantes, polos e pequenas instituições de ensino superior

    22 de maio de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    APS Group




    Vista Santana


    Assai novo Assai novo

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    Um canal onde as empresas e instituições podem divulgar seus balanços, editais, produtos e classificados. As pautas de entretenimento, ações sociais e 3º setor, também são destaques na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.