Com a chegada do verão, a Prefeitura de São José dos Campos lançou um novo sistema para o envio de alertas de emergência da Defesa Civil. A estação, caracterizada por chuvas intensas, registra aumento de ocorrências como inundações e deslizamentos.

O alerta é enviado por meio de SMS, e para recebê-lo, basta acessar este site. As informações da Defesa Civil são coletadas a partir de 35 estações meteorológicas, localizadas em pontos estratégicos, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.
Conheça o grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp
Essas estações são monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), uma parceria que garante um monitoramento mais rápido e eficaz.
Os dados coletados são enviados diretamente ao CSI, permitindo ações rápidas em situações críticas. Alimentadas por energia solar, as estações também possuem sirenes para alertar as comunidades locais, quando necessário.
Leia também: Prefeito, vice e vereadores serão diplomados nesta quinta (19) em SJC; entenda o que significa
As estações meteorológicas realizam medições em tempo real de:
- Volume de chuva (pluviômetros)
- Velocidade do vento
- Temperatura
Dessa forma, quando há uma situação de risco, a população pode receber alertas sobre:
- Inundações ou alagamentos
- Chuvas intensas com possibilidade de raios e ventos fortes
- Solo encharcado e risco de deslizamentos
- Orientações de segurança em situações de emergência
Além disso, a cidade ampliou de três para 19 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), que capacitam moradores das áreas de risco para identificar sinais de perigo e agir corretamente em situações de emergência, minimizando o impacto de desastres e protegendo vidas.
Acompanhe também: