A partir do próximo ano, o Vale do Paraíba vai receber o curso público de Arquitetura e Urbanismo oferecido pelo IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), no Campus Jacareí.
A graduação já é oferecida por instituições privadas, mas essa é a primeira vez que a região recebe o curso de forma gratuita. A primeira turma está prevista para o 1º semestre de 2025 e a seleção dos estudantes será feita por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Confira abaixo.

Além do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, o IFSP Jacareí também vai abrir o curso de Ciências da Computação, além de mais uma turma do curso Técnico em Informática.
Para receber os cursos, o prédio passou por uma ampliação. O novo bloco pedagógico foi construído em 2023 e teve um investimento de R$ 3,8 milhões.
A graduação de Arquitetura e Urbanismo era uma demanda da população de Jacareí. Em 2023, a cidade fez uma consulta pública e dentre as possibilidades, 84,11% dos partipantes da pesquisa optaram pelo curso.
Estrura do curso
O curso tem duração de 10 semestres (cinco anos), e será oferecido no período matutino. A graduação de Arquitetura e Urbanismo do IFSP Campus Jacareí conta com 12 docentes, sendo sendo dez arquitetos e urbanistas e dois engenheiros civis, além de docentes de áreas correlatas, como Artes, Engenharias, Matemática e Física.
A infraestrutura pode acomodar turma de 30 estudantes e possui estúdio de projeto, laboratório de desenho e projeto (pranchetário), ateliê/maquetaria, laboratórios de informática, laboratório maker, entre outros.
Além disso, a nova estrutura do prédio foi tema da tese de doutorado da professora Débora Cristina Rosa Faria da Costa. Diante das demandas do curso, ela e a docente Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta, ambas arquitetas e docentes da área de Design, contribuíram para o projeto do novo bloco junto à Diretoria de Infraestrutura e Expansão (DIE) da Pró-Reitoria de Administração (PRA). A ação também é inédita na instituição.
Atualmente, a unidade atende 1.400 alunos. Com a expansão, poderá receber até 1.600 estudantes.
Mercado de trabalho
O profissional que se forma no curso de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar em diversas áreas, como:
- Arquitetura e Urbanismo
- Arquitetura de Interiores
- Arquitetura Paisagística
- Patrimônio Histórico Cultural e Artístico
- Planejamento Urbano e Regional
- Topografia
- Tecnologia dos Materiais
- Sistemas Construtivos
- Conforto Ambiental e do Meio Ambiente
Curso inédito
Para possibilitar os novos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação, os tecnológos em Design de Interiores e o de Análise e Desenvolvimento de Sistema serão encerrados após a conclusão da última turma.
Vale ressaltar que, o curso de Tecnologia em Design de Interiores foi avaliado com a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC).
Como se inscrever no curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSP
Para concorrer a uma das vagas do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo do IFSP Jacareí, o interessado precisa realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A seleção dos alunos acontece pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Governo Federal.
Todo o processo seletivo é realizado de forma online. Na instituição, os cursos são totalmente gratuitos. Ou seja, não há cobrança de mensalidade, nem taxa de matrícula.
Todos os cursos de graduação da unidade são avaliados com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
Acompanhe também:



