Jacareí celebra o Dia Nacional da Consciência Negra com uma programação especial no Festival da Consciência Negra 2024, que acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 16h, no Pátio dos Trilhos. Um dos destaques do evento será o show da cantora Cecília Militão, conhecida por sua participação no programa The Voice Brasil.

Com entrada gratuita, o festival reúne diversas atividades culturais que exaltam a ancestralidade afro-brasileira, como rodas de samba, intervenções artísticas e apresentações musicais. Além de Cecília, o rapper Betel, um dos talentos da cena regional, também se apresenta, reforçando a valorização da identidade negra local.
“A valorização da cultura afro-brasileira em nossa cidade é uma forma de resgatar e fortalecer a herança cultural que nos transforma e une. O festival é um momento para celebrarmos essa diversidade”, destacou Marcelo Lima, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.
O evento ainda contará com feira de artesanato, opções gastronômicas e a locução da comunicadora Andressa D’Carla, que interagirá com o público ao longo da programação.
Além da programação do dia 20, o Festival da Consciência Negra também traz atividades especiais no dia anterior. Na terça-feira (19), às 19h, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe a exposição Histórias Vestidas, da artista Bruna Souza. A classificação é livre.
Leia também: FCCR oferece 120 vagas para novo curso de História da Arte Ocidental
A secretária de Igualdade e Direitos Humanos, Girlaine Dias dos Santos, também reforçou a importância do mês dedicado à Consciência Negra:
“O Mês da Consciência Negra é um período de celebrar a história afro-brasileira, momento de reforçar o combate ao racismo e discutir sobre a necessidade de medidas para eliminar a desigualdade racial. Pessoas pretas e pardas são 56% da população no Brasil, segundo dados do IBGE e, mesmo sendo a maioria em número, ainda em 2024, depois 136 anos pós a libertação dos escravizados que construíram o Brasil, sofrem discriminação, tem seus direitos negligenciados e a constante tentativa de apagamento da história.”
A data, celebrada em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no país, e resgata a memória de um povo cuja história ainda enfrenta desafios de inclusão e igualdade.
O Festival da Consciência Negra é realizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy – José Maria de Abreu e da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos.
Programação do Festival da Consciência Negra 2024
Dia: 20 de novembro (quarta-feira)
Onde: Pátio dos Trilhos
- 16h – Samba ancestral com Dany Kriola
- 17h – Samba Amassa Barro com Mestre Aluandê
- 18h – Betel apresenta De Volta pra Base
- 20h – Cecília Militão canta Vozes Pretas
Acompanhe também: