O Ministério da Defesa da Suécia anunciou a seleção do Embraer C-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático. Essa decisão marca a primeira aquisição do C-390 no norte da Europa e reforça o compromisso da Suécia em modernizar suas capacidades de defesa.
Para a fabricante joseense, a escolha do C-390 é um reflexo da crescente tendência entre os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia em adotar aeronaves que atendam às exigências contemporâneas de defesa.

Com a Suécia, agora são seis nações europeias que optaram pelo C-390, incluindo Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal.
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, expressou satisfação com a escolha sueca: “A Embraer sente-se honrada com a escolha da Suécia. Essa decisão confirma que nossa aeronave multimissão representa um avanço significativo em relação às aeronaves de transporte tático da geração anterior.”
Conheça o grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp
Ele destacou ainda que o reconhecimento do C-390 por forças aéreas avançadas, como a Força Aérea Sueca, demonstra a versatilidade e confiabilidade do modelo.
Parceria
A aquisição do C-390 pela Suécia também reforça uma parceria de longa data entre o Brasil e a Suécia. A Embraer se comprometeu a apoiar as Forças Armadas Suecas para atender aos rigorosos requisitos do processo de aquisição.
Leia mais: Preço da gasolina cai em São José dos Campos e aumenta em Taubaté; veja valores
Desde sua entrada em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2019 e com a Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 acumulou mais de 15.000 horas de voo, apresentando uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%.
Acompanhe também: