O trem-bala RioSP, projetado para operar a partir de junho de 2032, promete transformar a mobilidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, com uma viagem rápida e confortável de epenas 1h45 ao longo de 417 quilômetros.
O projeto tem paradas planejadas em sete cidades, quatro delas no Vale do Paraíba: Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida. As outras serão em Guarulhos, na região metropolitana de SP, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa, no Rio de Janeiro.
Trem de alta velocidade (Créditos: Divulgação/Hitachi)
O ponto de partida será a Estação Água Branca, em São Paulo, enquanto o destino final será a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. Essas localidades foram estrategicamente selecionadas após negociações com as prefeituras.
O projéto tem como propósitos atender a uma demanda significativa de passageiros e dinamizar o desenvolvimento regional. A expectativa é de que o trem sirva de transporte para mais de 25 milhões de pessoas anualmente.
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Desenvolvido pela TAV Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trem-bala poderá alcançar velocidades de até 350 km/h.
A ideia é de que o projeto, avaliado em cerca de R$ 75 bilhões, seja integralmente financiado por investidores privados, dispensando o uso de recursos públicos.
Com foco em sustentabilidade, o sistema deve ser alimentado por fontes de energia renovável, o que ajuda a reduzir as emissões de carbono. A estimativa é de que o impacto ambiental positivo corresponda à preservação de uma floresta de aproximadamente 225 km² por ano, uma área um pouco maior do que a cidade de Tremembé.
O cronograma de implementação segue etapas rigorosamente planejadas para assegurar a conclusão dentro do prazo. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), necessários para a obtenção da licença ambiental preliminar até junho de 2025.
Além disso, estudos de demanda, definição do traçado e mapeamento fundiário já foram realizados. A licença prévia é prevista para ser obtida até junho de 2025, enquanto as desapropriações devem ser concluídas até dezembro de 2025.
O objetivo da TAV Brasil é garantir a licença de instalação até junho de 2026 e iniciar as operações até 2032.
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