O canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacareí vai ganhar um novo integrante em breve. O Pastor Belga Malinois, Eros, de apenas cinco meses, irá reforçar o trabalho dos agentes da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.
Eros já deu início ao treinamento para integrar o canil e está na primeira fase, em processo de socialização para se familiarizar com o ambiente civil e com a viatura.

Segundo a GCM Pamella Garcia, do Grupo de Operações com Cães, em alguns meses o cachorro passará pelo treinamento de laboratório, que inclui a apresentação de odores. A expectativa é de que Eros esteja pronto para ir às ruas quando atingir 1 ano e 2 meses.
Ele substituirá o veterano Conan, que deve se aposentar em 2026, ao completar dez anos e atingir a idade de aposentadoria compulsória para atuar nas operações da GCM. Conan chegou ao canil há dois anos, através da doação de um policial civil.
“Com o passar do tempo, o cão vai perdendo algumas capacidades, como reflexo e agilidade, que são essenciais para esse tipo de atuação”, explica a GCM.
Leia também: SENAI está com processo seletivo aberto para cursos técnicos no Vale do Paraíba
Canil da GCM
A GCM de Jacareí é a única da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) e da Serra da Mantiqueira a possuir um canil, inaugurado em 31 de outubro de 2022.
O espaço é coordenado pelo Grupo de Operações com Cães, que conta com quatro guardas-civis, responsáveis pela condução dos animais. Esses agentes passaram por diversos treinamentos, incluindo legislação canina, formação e manejo de cães de faro.
Atualmente, além de Conan e Eros, o canil abriga quatro cães da raça Pastor Belga Malinois: as fêmeas Beretta (1 ano), Akira e Atena (2 anos) e o macho Django (2 anos). As fêmeas são cães de proteção, com a Atena também exercendo a função de faro. Já os machos Conan e Django atuam como cães de faro.