Um incêndio de grandes proporções atingiu a Fazenda Pau d’Alho, localizada em São José do Barreiro, na última segunda (23). Segundo informações da Defesa Civil, as chamas foram controladas na noite do mesmo dia.
Vale ressaltar que a estrutura da fazenda não foi danificada. Somente o gramado e uma área de mata foram consumidos pelo fogo.
Construída em 1818, a Fazenda Pau d’Alho foi visitada por Dom Pedro I em 17 de agosto de 1822, pouco tempo antes da Independência do Brasil. Na época, a fazenda era um importante centro de produção de café e serviu como um ponto estratégico na trajetória do imperador rumo a São Paulo.
Leia mais: Semana com sol e chance de chuva na sexta; veja a previsão do tempo em SJC
O incêndio teve início por volta das 9h30 e mobilizou cerca de 15 pessoas, incluindo agentes da Defesa Civil, bombeiros e voluntários, no combate às chamas. Além da Fazenda Pau d’Alho, as chamas também afetaram uma propriedade vizinha chamada Fazenda São Francisco.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área total queimada foi de aproximadamente 75 mil metros quadrados, equivalente a cerca de 10 campos de futebol.
Acompanhe também: