O Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública, pediram por meio de ação civil pública, o retorno imediato do livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” às escolas municipais de São José dos Campos (SJC) .
Os promotores Daniela Gonçalves, Gabriella Passos e João Marcos de Paiva, assim como os defensores Yanko Bruno, Júlio de Azevedo e Jairo de Souza, sustentam na petição inicial que a obra foi removida das unidades de ensino por questões político-ideológicas após pressão de um vereador.
Para os assinantes do processo, a remoção do livro configura ainda como violação do direito à educação e é um ato de censura.
Leia mais: Quase um ano depois de acidente, João Henrique retorna ao Brasil
Dessa forma, foi solicitado que a Prefeitura de São José dos Campos seja condenada a pagar multa diária de R$ 15 mil em caso de descumprimento e R$ 150 mil em favor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.
Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Campos informa que vai se manifestar no processo após ser notificada pela Justiça.
O livro”Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” foi retirado das escolas de SJC, após ser citado pelo vereador Thomaz Henrique (PL) em Sessão de Câmara, no dia 11 de junho.
O vereador protocolou um ofício ao prefeito Anderson Farias (PSD) e ao Secretário de Educação e Cidadania Jhonis Rodrigues, pedindo que a obra fosse recolhida das unidades de ensino e questionando quem são os responsáveis por sua distribuição.
O parlamentar destacou que o livro, além de contar com retrato de Marielle Franco – vereadora e socióloga morta no Rio de Janeiro- ainda trata como referência Débora Diniz, ativista que é a favor da descriminalização do aborto.
Acompanhe também:
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
23 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás