Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Artistas pintam novas fachadas para lares de idosos em Jacareí inspirados pelas histórias de moradores
    Cidades

    Artistas pintam novas fachadas para lares de idosos em Jacareí inspirados pelas histórias de moradores

    14 de agosto de 2024Updated:14 de agosto de 2024Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Há quase 23 anos a jornalista Eliane Brum publicava na revista Época uma de suas grandes reportagens da vida. Em “A casa de velhos”, ela fala sobre o que viu e viveu durante uma semana hospedada na Casa São Luiz, no Rio de Janeiro, a casa de repouso mais antiga do país.

    Entre relatos e observações, ela teceu seu retrato da rotina que os moradores tinham de seguir, da nova vida a qual eram impostos e dos rostos, familiares ou não, que viraram seus companheiros. Para a maioria deles, o mundo parecia perder um pouco da opacidade.

    Uma bonita iniciativa de artistas do Vale do Paraíba tem a intenção de deixar a vida de idosos como os da Casa São Luiz mais colorida em Jacareí. O projeto “Relicário Vivo” vai transformar a fachada de três lares de longa permanência na cidade com murais que representam “as histórias, as memórias e os afetos” de cada lugar.

    mural de casa de idoso em jacareí sendo produzido por artista
    Pintura de um dos murais do projeto “Relicário Vivo” (Créditos: Maria Eduarda Rezende)

    A ideia é de Isabella Siqueira, de Jambeiro, e Douglas Reis, de Jacareí, integrantes do duo Antúrio. Eles convidaram outros quatro artistas para a missão, que começou no último dia 9: Janaina Vieira (Jacareí), Pati Prado (São José dos Campos), Ju Violeta e William Mophos (São Paulo).

    Os lares contemplados são o Ação Humanitária Amor e Caridade, Lar Fraterno da Acácia e Lar Frederico Ozanam, todos escolhidos a partir do Fundo Municipal do Idoso. O trabalho em cada local deve ser semanal e as pinturas concluídas até o fim de agosto.

    Veja também: Diretor de circo fechado na pandemia se emociona relembrando acolhimento em SJC

    Os desenhos foram desenvolvidos após conversas com a direção e com os funcionários. “Os murais terão um tema inicial, a frase ‘Um Lar de Afeto’, a fim de construir uma comunicação visual que reforce no imaginário social, a ideia de cuidado e amparo que estas casas têm para com seus moradores”, explicou Douglas.

    Os artistas se dividiram em duplas para a produção dos murais e também utilizam fotos de arquivos, cedidas pelas próprias casas, como referência para o projeto. A ideia, de acordo com Douglas, é refletir as memórias do cotidiano dos moradores de cada um dos lares.

    mural sendo pintado em lar de idosos
    (Créditos: Maria Eduarda Rezende)

    Todo o processo do projeto será gravado, da inspiração e croquis à obra final, para a produção de um vídeo institucional.

    O grupo também vai fazer um livreto que apresenta a ação com fotos e textos e entregar para os moradores das casas e seus familiares. A iniciativa foi apoiada pelo Fundo Municipal do Idoso e financiada pela Fundação Cultural de Jacarehy.

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresVítimas saem ilesas de engavetamento entre sete veículos na Dutra em SJC
    Próxima Notícia Caminhão bate em poste e fiação cai sobre ônibus na av. Andrômeda em São José

    Notícias Relacionadas

    Greve de servidores municipais de Taubaté entra no segundo dia

    3 de junho de 2026

    Prefeitura de São José abre processo seletivo para 12 vagas de estágio; bolsa pode passar de R$ 1 mil

    2 de junho de 2026

    Escola estadual de São José oferece cursos gratuitos de idiomas; vagas para inglês, espanhol, libras, japonês, alemão e italiano

    2 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado









    Itavema Geely Itavema Geely

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.