O fedor sentido em Jacareí nesta segunda-feira (22) que incomodou vários moradores foi causado por uma falha no sistema de instrumentação da fábrica da Suzano no bairro São Silvestre.
O defeito provocou a abertura da válvula de segurança e a liberação excessiva de gases originados na produção de celulose, que combinados às baixas temperaturas deixaram o mau cheiro evidente. A emissão dos gases, porém, não ofereceu riscos à saúde da população, segundo a Suzano.

Após denúncias, técnicos da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) percorreram os bairros próximos a fábrica e constataram que os odores vindos da produção industrial ultrapassavam os limites. A Suzano afirma ter revisado todas as etapas do processo produtivo.
Leia mais: Obras da Sabesp na zona oeste de São José vão aumentar vazão de água em até 31%
A companhia também informou que o mau cheiro pode ser mais forte em períodos com baixas temperaturas, pois junto do ar frio ficam retidos os gases emitidos na produção por conta de um fenômeno chamado de inversão térmica.
A CETESB disse que irá aplicar sanções contra a Suzano e exigir melhorias para que ocorrências como essa sejam evitadas.
Leia nota enviada pela Suzano na íntegra:
A empresa esclarece que o odor proveniente do processo de produção de celulose algumas vezes pode ser potencializado devido a alguns fatores, como o processo de inversão térmica, é um fenômeno natural caracterizado pela retenção temporária do ar frio próximo da superfície, geralmente em períodos mais frios. Junto do ar frio ficam retidos também os gases emitidos na atmosfera, impedindo sua dispersão e causando uma percepção maior do odor.
A empresa reforça que na data de ontem, 22/07, revisou minuciosamente todas as etapas de seu processo produtivo com tratativas efetivas nos controles operacionais. Todas as ações foram prontamente apontadas ao órgão regulador durante a visita da equipe da CETESB na unidade.
A empresa reforça que as emissões resultantes do processo de fabricação de celulose não provocam danos à saúde. Todas as operações da companhia são devidamente licenciadas e outorgadas pelos órgãos da administração pública competentes, e cumprem com as determinações de cada um deles.
Acompanhe também: