A Estação Ferroviária de Taubaté foi reinaugurada nesta quinta-feira (27), na presença do prefeito José Saud (MDB), autoridades e representantes de empresas patrocinadoras da revitalização patrimônio histórico.
O local agora conta com espaço museológico, auditório, sala expositiva, bar e restaurante, além de espaço para divulgação de artesanatos, balcão de informações e futuramente terá um ambiente de inovação.
O objetivo é que a estação se torne um novo polo criativo, turístico e de inovação na cidade. A previsão de abertura para o público é no mês de agosto.

Leia mais: Câmara aprova projeto e abre caminho para Senai construir novo complexo de 15 mil m² em SJC
Sobre a Estação Ferroviária de Taubaté
A Estação Ferroviária de Taubaté foi inaugurada em meados do século 19. Na época, era o principal meio de transporte de passageiros e de carga, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Após a desativação do transporte de passageiros, a estação caiu em desuso e ficou fechada pelo período de 40 anos.
A revitalização do local faz parte do programa Resgatando a História do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que apoia projetos de restauro do patrimônio por meio de seleção pública.
A restauração foi executada pelo Instituto IS de Desenvolvimento e Sustentabilidade humana, com patrocínio do BNDES, EDP, Gestamp e MRS Logística. O investimento total foi de R$ 9,5 milhões.
Acompanhe também: