Com a expectativa de, pela primeira vez, ser o protagonista de uma chapa em eleições, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), conversou com o podcast talkmais sobre a disputa do pleito em 2024.
Na primeira grande pesquisa eleitoral do ano, divulgada no início de maio, Anderson apareceu atrás do ex-prefeito Eduardo Cury (PL) no cenário estimulado, mas liderou a pesquisa espontânea, em que quase 80% dos entrevistados não sabiam dizer um candidato ou não responderam. O levantamento foi produzido pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com a Band Vale.
Há pouco mais de quatro meses do início da votação do primeiro turno, marcada para 6 de outubro, Anderson considera que o cidadão ainda não está “conectado” com as eleições.
Ver esta publicação no Instagram
Vice de Felicio Ramuth (PSD) em 2020, ele assumiu a Prefeitura em abril de 2022, após Felicio renunciar ao cargo para disputar as eleições estaduais.
Hoje já são dois anos à frente da cidade e sua aprovação bate os 70%, também segundo dados da Paraná. A boa avaliação do governo, entretanto, não se refletiu com tamanho peso na pesquisa eleitoral. Um desconhecimento talvez pelo papel coadjuvante nas últimas eleições.
“Nunca passei pela urna, apesar de vice-prefeito ser eleito. Quem votou no Felicio, a foto do Anderson apareceu também. Mas o vice não é quem encabeça chapa numa eleição”, disse.
O atual prefeito, porém, minimizou a situação. Ele cita o caso do parceiro Felicio, eleito com 62% dos votos no primeiro turno em 2016. “Na pesquisa do primeiro semestre de 2017, apenas 55% conheciam ele, sabiam o nome dele”, lembrou.
Confira a entrevista completa com o prefeito
Acompanhe também: